A Unicamp divulgou nesta semana o calendário e as regras do processo seletivo para as vagas remanescentes 2021 da universidade. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), as inscrições podem ser feitas entre 1º e 20 de outubro, exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 180. As listas com os convocados para matrícula serão divulgadas em fevereiro e março do ano que vem.
Podem se inscrever no processo pessoas matriculadas em cursos de graduação da Unicamp – desde que a faculdade pretendida seja diferente da que o estudante já frequenta -, além de alunos de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras e portadores de diploma de curso superior reconhecido.
O processo terá duas etapas e mais uma terceira para os candidatos aos cursos que exigem habilidades específicas. A primeira fase será uma prova de leitura e interpretação de textos, enquanto a segunda consiste em questões de conhecimentos específicos, relativos às grandes áreas de conhecimento e análise de currículo.
Já a prova de habilidades específicas será realizada junto com os candidatos inscritos no Vestibular 2021 da instituição. O exame é aplicado para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.
Os candidatos ao curso de Música devem enviar vídeos entre os dias 23 e 27 de novembro e os demais nos dias 11 e 12 de fevereiro. A prova de leitura e interpretação de texto acontece no dia 13 de dezembro e terá 10 questões objetivas de leitura, sendo seis de língua portuguesa e quatro de língua inglesa.
O exame de conhecimentos específicos, que também acontece no dia 13 de dezembro, terá dez questões objetivas e cinco dissertativas sobre a área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina). As perguntas vão abordar conhecimentos básicos das áreas específicas exigidos nos anos iniciais da graduação.
Confira abaixo o calendário das vagas remanescentes da Unicamp: