É muito comum no mercado atual que as empresas facilitem os processos internos através da união das áreas, mesmo que essa reunião entre as áreas não seja feita de forma integral, ainda é possível unificar algumas opções, como por exemplo ocorre entre a áreas de vendas e marketing digital. Essa união inclusive já está formalizada no mercado, chama-se Smarketing ou Vendarketing.
No entanto, essas nuances tendem a se espalhar dentro da empresa, já que cada vez mais, a aliança entre setores se mostra uma necessidade atual para que a empresa possa atender à demanda oriunda do cliente.
Além disso, a união de setores viabiliza processos, ao passo que a gestão ampare essa união. Assim, essa estratégia aumenta o resultado de todos os envolvidos, sendo uma vertente fundamental para que a empresa cresça.
Entretanto, essa união estratégica precisa ser elaborada, uma vez que para que as áreas de uma empresa se mantenham alinhadas, aumentando a colaboração mútua.
Assim sendo, ambiente se transforma em uma troca de vivência. Por isso, é importante que a empresa possua uma cultura aberta. Assim, a comunicação interna precisa ser bem trabalhada para que essa união entre as áreas ocorra conforme a empresa implementa culturalmente fato de que a necessidade do cliente não diz respeito a um funcionário que está atendendo ou vendendo algo.
Sendo que a necessidade do cliente é a necessidade de todos. Pois, partindo desse conceito surgem novas áreas e novas estratégias, como ocorreu no caso do setor DevOps, que é oriundo de uma visão totalmente inovadora quanto ao desenvolvimento de software de uma empresa. Por isso, surgem novas ações para que cada vez mais a gestão holística faça sentido para uma empresa que precisa se moldar ao mercado atual.