Até 19 de julho, estudantes de graduação e pós-graduação da UnB em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham computador e acesso a internet de boa qualidade podem se inscrever em um edital para receber auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital. Os interessados que se encaixam nessa situação podem acessar o formulário de inscrição aqui.
O edital, lançado pela Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), busca garantir a conectividade dos estudantes nessa situação, para que tenham condições de participar das atividades acadêmicas na retomada do calendário. Estão previstos apoios tanto para suprir a carência de equipamentos quanto para o acesso à rede.
A criação do edital foi anunciada pelo decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do dia 9 de julho, que definiu data para a retomada do calendário do 1º/2020, suspenso em razão da pandemia de covid-19. As atividades de ensino, em modalidade não presencial, serão retomadas em 17 de agosto.
O edital oferta cinco modalidades de auxílio: empréstimo de equipamento, doação de equipamento, auxílio complementar para acesso a equipamento eletrônico com funcionalidades de computador pessoal, auxílio para aquisição de chip para acesso à internet e inserção em pacote de dados móveis para acesso à internet – este último disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC/RNP).
“A pesquisa social realizada pelo Ccar [Comitê de Acompanhamento das Ações de Recuperação] indicou que cerca de 6% dos nossos estudantes não têm computador ou tablet. Os dados também mostraram que 30% precisam de apoio para ter melhores condições de acesso à internet. Estamos trabalhando com esse horizonte”, afirma o decano Ileno.
Podem participar da seleção quaisquer discentes com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio, independentemente de já serem contemplados por algum dos programas da assistência estudantil.
Além de publicar o edital e fazer a seleção dos discentes, o DAC vem trabalhando em outra frente, com a arrecadação de equipamentos. “Quem tiver um computador em condições de uso, para apoiar um estudante em formação, pode fazer a entrega do equipamento em um dos pontos de coleta”, explica a diretora de Desenvolvimento Social do DAC, Maria do Socorro Mendes Gomes. “Este é um momento em que precisamos da solidariedade de todos.”
Para doar, o interessado (que pode ser membro da comunidade interna ou externa) deve baixar o aplicativo Doarti, disponível na App Store e Google Play, selecionar a campanha UnB Solidária e indicar qual equipamento pretende disponibilizar. No app, também deve dizer em qual ponto quer deixar a máquina. Há coleta no campus Darcy Ribeiro e na Faculdade UnB Gama (FGA).
O resultado da seleção dos estudantes a serem contemplados com o apoio para a inclusão digital tem divulgação prevista para 27 de julho, no site da DDS. Em caso de empate, prováveis formandos e estudantes que não possuem diploma de graduação terão prioridade.
Os recursos necessários para viabilizar a execução dos auxílios institucionais previstos no edital são oriundos do orçamento da UnB, em conformidade com a disponibilidade orçamentária. O edital não tem interferência nas demais ações de assistência estudantil, que seguem ocorrendo normalmente.
Para mais informações, leia o edital.
*Informações da Ascom UnB