Mais de 90% dos internados em UTIs do RN usaram ivermectina; remédio não tem eficácia contra Covid-19

Em entrevista ao Bom Dia RN, da TV Globo, a médica infectologista Marise Reis afirmou que mais de 90% dos internados com Covid-19 em UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) no Rio Grande do Norte fizeram uso de ivermectina na tentativa de prevenir a doença.

Membro do comitê científico do estado e professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Marise criticou o uso de medicamentos sem eficácia no combate ao coronavírus. O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), pensa diferente e defende publicamente o uso da ivermectina no combate à Covid-19.

“Essa defesa nesse momento é um acinte. É um acinte ao conhecimento médico, ao conhecimento científico. É inaceitável”, declarou Marise sobre Álvaro Dias e a ivermectina.

Sem eficácia comprovada contra Covid-19, a ivermectina serve para o combate de vermes parasitas do corpo humano. Até mesmo a fabricante do medicamento, o laboratório Merck, veio a público dizer que não há dados disponíveis que sustentem a prescrição do vermífugo para combater ou prevenir a Covid-19.

“Não adianta a população, as pessoas, se esconderem por trás de um comprimido de ivermectina, achando que ele vai te proteger. Não vai. A literatura já é clara em relação a isso. Não há evidências de que esse medicamento protege contra a Covid. Então, o apelo que nós fazemos é: não tome remédio e saia por aí achando que você não vai adoecer.”, disse Marise ao Bom Dia RN.

“Mais de 90% dos doentes que estão internados nas nossas UTIs fizeram uso de ivermectina. Então significa que ela não é capaz de fazer o que se promete.”, completou a médica infectologista.

UTIs de Natal (RN) estão lotadas por conta da Covid-19

O estado do Rio Grande do Norte enfrenta alta no número de casos de Covid-19. A região com os piores índices é a área metropolitana de Natal, capital do estado, com cerca de 90% dos leitos de UTI ocupados tanto na rede pública de saúde quanto nos hospitais privados. Para contornar o problema, o governo enviou pacientes de avião à Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Na tentativa de controlar a disseminação do novo coronavírus no estado, o governo do RN publicou um decreto no último sábado (20) recomendando aos municípios o fechamento de abres e restaurantes após às 22h. Segundo Marise Reis, a medida ajuda, mas é insuficiente.

“As pessoas precisam entender que se nós tivermos paciência, nós conseguiremos vencer a Covid. Para isso, nós precisamos evitar aglomerações. Não sair. Não tem jeito. Não dá pra fazer reuniões de amigo, jantares, pequenos eventos. Não importa o tamanho do evento. As pessoas estão se contaminando aí”, explicou a infectologista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.