O que dizer para uma pessoa que está saindo da empresa?

Saber o que dizer para uma pessoa que está saindo da empresa não é tarefa fácil. As emoções, dúvidas e saudades envolvidas com a situação podem tornar tudo muito delicado. E isso se torna ainda mais intenso quando se trata de uma pessoa que trabalhou anos conosco.

Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar com esse momento especial. Veja como você pode fazer com que a despedida do seu liderado seja ainda mais emocionante e bonita. Acompanhe e saiba mais!

O que dizer para uma pessoa que está saindo da empresa?

Na hora de dizer algo para uma pessoa que está saindo da empresa, devemos respirar fundo e controlar um pouco as emoções. Embora elas apareçam, e são dignas de serem mostradas, não devemos agir de maneira irracional, concorda? Pois ainda estamos em um ambiente profissional.

Entretanto, demonstrar os sentimentos que se tem pelo liderado não é algo errado. Mas sim, algo muito bonito e genuíno. E existem formas de fazer isso. Veja abaixo:

1- Agradeça aos feitos dessa pessoa

Agradecer ao que a pessoa sempre fez pela corporação é algo muito interessante. Lembre-se apenas de agradecer de maneira sincera.

Se quiser que a outra pessoa perceba que foi importante para a empresa, foque em listar alguns desses feitos. Isso fará com que ela perceba a importância dela e, ainda, se sinta mais feliz e autoconfiante para os próximos caminhos que seguirá.

2- Seja sincero sobre os sentimentos

Como dito anteriormente, os nossos sentimentos e emoções podem sim ser demonstrados nesse momento, desde que não deixemos a outra pessoa constrangida, claro.

Sendo assim, seja sincero sobre o que você sente. Não tenha vergonha de dizer que sentirá falta do seu colega ou liderado. Isso mostrará o quanto você é genuíno e respeita as próprias emoções.

3- Deseje a ela novas oportunidades de crescimento

Deseje um caminho novo e cheio de oportunidades de crescimento. Mas, deseje isso com sinceridade, é claro.

Dessa maneira você mostra que, apesar da “perda”, estará sempre torcendo pelo outro. E isso é algo muito bonito de se fazer, especialmente na vida profissional.

4- Demonstre abertura para acolhê-la, se isso for possível

Se porventura houver a possibilidade de recontratação, no futuro, demonstre essa abertura para a pessoa.

Assim, quando você pensar no que dizer para uma pessoa que está saindo da empresa, lembre-se de mostrar a ela que você poderá recebê-la de volta, caso algo não saia como ela planejou.

Isso mostra a sua consideração pela pessoa e faz com que ela se sinta ainda mais especial e feliz por ter conhecido a sua corporação.

5- Faça uma homenagem junto com os seus colegas

Por fim, faça uma homenagem junto com os demais colegas desse colaborador. Vale escrever algo, fazer uma mini festinha ou qualquer outra ação de despedida que sirva como um momento de confraternização, mesmo que breve.

Assim, aos poucos, você vai construindo um sentimento de pertencimento na pessoa, e ela se sentirá mais segura para seguir em frente. Afinal, sabe que o trabalho anterior rendeu muitos amigos e companheiros de trabalho fiéis. 🙂

Veja também: Gestão de pessoas e liderança: dicas de livros para o empreendedor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.