Esta é a última semana de inscrições para o concurso do Ministério Público. Os interessados em conquistar uma das vagas tem até a próxima segunda-feira, 16, para se inscrever.
O certame visa contratação de profissionais com nível superior para o cargo de promotor substituto.
Confira mais informações.
As oportunidades são destinadas o Ministério Público do Estado do Paraná. Ao todo, são oferecidas dez vagas para contratação imediata para o cargo de Promotor Substituto.
O salário oferecido pelo MP – PR é de R$ 30.617,26 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter curso de bacharel em Direito, além de três anos de prática jurídica até a data de inscrição definitiva. Fora isso, o candidato ainda deve atender aos seguintes requisitos:
Os interessados em participar do concurso do MP – PR têm até o dia 16 de outubro de 2023 para realizar a inscrição no certame.
O preenchimento da ficha de inscrição deve ser feito diretamente pelo site do MP PR.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 300.
No entanto, o prazo para solicitar a isenção já foi encerrado.
Um Promotor de Justiça Substituto é um profissional que atua no Ministério Público, um órgão independente do sistema de justiça que tem a responsabilidade de promover a justiça, defender os interesses da sociedade e assegurar o cumprimento da lei.
As principais responsabilidades de um Promotor de Justiça Substituto são:
Investigação: Os promotores de justiça podem conduzir investigações criminais, analisando evidências, entrevistando testemunhas e coletando informações para determinar se há evidências suficientes para acusar alguém de um crime.
Acusação: Quando há evidências suficientes, os promotores de justiça apresentam acusações formais contra indivíduos suspeitos de cometer crimes. Eles atuam como procuradores em processos criminais, representando o Estado ou a sociedade na acusação dos réus.
Acompanhamento de casos: Promotores de justiça acompanham os casos ao longo do processo judicial, desde a apresentação das acusações até a conclusão do julgamento. Eles argumentam perante o tribunal, apresentam evidências e buscam garantir que a lei seja aplicada de forma justa.
Proteção dos direitos da vítima: Os promotores também têm a responsabilidade de proteger os direitos das vítimas, garantindo que elas sejam ouvidas durante o processo legal e que seus interesses sejam levados em consideração.
Defesa do interesse público: Além de lidar com casos criminais, os promotores de justiça também podem atuar em questões civis, como a defesa do interesse público em casos de abuso de poder, corrupção, proteção do meio ambiente e direitos do consumidor.
Consultoria jurídica: Eles também podem fornecer orientação legal a outros órgãos do governo, agências policiais e autoridades locais em questões legais.
O concurso público para o MP – PR contará com as seguintes etapas:
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 10 de dezembro de 2023 e será dividida em cinco grupos, assim como a prova escrita.
O resultado final do certame será publicado no dia 12 de setembro de 2024.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo, o conteúdo programático das provas e as atribuições de cada cargo.