Jovem Aprendiz Correios 2018: Último dia de inscrições para 4.983 vagas!

Jornada de trabalho será de quatro horas diárias

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Empresa Pública Federal, recebe até esta quinta-feira, 28 de junho, as inscrições para o preenchimento de 4.983 vagas e formação de cadastro reserva na função de Jovem Aprendiz – Assistente Administrativo. As oportunidades estão distribuídas nas modalidades presencial e à distância. Do quantitativo de vagas, 20% serão reservadas aos negros e 10% aos deficientes.

De acordo com o edital, na modalidade presencial as oportunidades são destinadas aos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Já na modalidade de educação à distância, as vagas estão distribuídas para os Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Veja também: Edital do Concurso Correios 2018 é urgente! Carência é de 20 mil funcionários

A jornada de aprendizagem será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 04 (quatro) horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 (oitocentas) horas no decorrer do Programa. O Programa de Aprendizagem terá duração de 12 (doze) meses consecutivos.

São atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Requisitos Correios Jovem Aprendiz

Os requisitos estabelecidos neste edital devem ser obrigatoriamente observados antes da realização da inscrição, visto que o não atendimento a qualquer um deles elimina, definitivamente, o candidato do Processo Seletivo:

  • a) Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, ou se residente no Brasil há mais de dez anos, tenha cônjuge ou filho brasileiro e também os portugueses, conforme o art. 353 da Consolidação das Leis do Trabalho;
  • b) Ter entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos pessoas com deficiência;
  • c) Estar cursando, no mínimo, o 9º (nono) ano do ensino fundamental;
  • d) Estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);
  • e) Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com esta Empresa;
  • f) Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;
  • g) Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsão do item 5 no turno para o qual se inscreveu;
  • h) Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa; e
  • i) Comprovar que possuía, na inscrição, idade de acordo com a faixa etária estabelecida no edital.
  • Desejável: Ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando em computadores desktop ou notebook.

Etapas – Correios Jovem Aprendiz

Este Processo Seletivo será composto de 04 (quatro) etapas:

a) Inscrição (classificatório);

b) Comprovação de requisitos (eliminatório);

c) Exames médicos pré-admissionais (eliminatório); e

d) Contratação

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, em função da soma das pontuações referentes a:

a) Renda familiar;

b) Aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído;

c) Participação em programas sociais previstos neste edital;

d) Ano em que está cursando;

Para os aprendizes maiores de 18 anos serão reservadas 10% das vagas oferecidas por cidade/município e turno de vagas.

A convocação de candidatos inscritos com idade superior a 18 anos obedecerá ao seguinte critério: em cada bloco de até 10(dez) candidatos convocados para a cidade/município de aprendizagem, respeitando o cadastro por turno, faixa etária da vaga, a primeira vaga ofertada será destinada ao candidato inscrito em ampla concorrência; a segunda vaga ofertada será reservada ao candidato inscrito como pessoa com deficiência, a terceira vaga ao candidato inscrito como negro, e a quarta vaga ao candidato inscrito como maior de 18 anos, caso haja. Desta forma, serão reservadas aos candidatos inscritos como maior de 18 anos a 4ª, 14ª, 24ª, 34ª, 44ª e assim sucessivamente, observada rigorosamente a ordem de classificação.

Inscrição – Correios Jovem Aprendiz

As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via Internet, até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de junho de 2018, no endereço eletrônico http://www.correios.com.br, no link Sobre os Correios > Recursos Humanos.

Sobre o Programa de Jovem Aprendizagem – Correios

O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências do SENAI, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado dos Correios devidamente capacitado.

Quando o curso de aprendizagem utilizar a metodologia de educação a distância – EAD, as atividades relacionadas à fase escolar serão integralmente realizadas dentro das instalações do SENAI ou dentro das instalações dos Correios, conforme indicado em cada município.

Os endereços indicados nos Anexos I e II dos editais podem ser alterados, a critério dos Correios, permanecendo a realização do Programa de Aprendizagem no respectivo Município.

Antes de iniciar a parte prática nos Correios, o aprendiz fará um módulo básico de 120 (cento e vinte) horas sequenciais no SENAI. Após realização do módulo descrito no item anterior, o jovem permanecerá, semanalmente, 02 (dois) dias no SENAI e 03 (três) dias na ECT até o final da aprendizagem.

De acordo com o calendário escolar de cada unidade do SENAI, o período em que estiver em férias ou recesso escolar, o aprendiz deverá comparecer à ECT para as atividades da fase prática. Após o encerramento do curso, o aprendiz que tiver obtido aproveitamento, receberá um certificado de qualificação profissional.

Validade

Este Processo Seletivo terá a validade de 01 (um) ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período, e destina-se ao provimento de vagas existentes ou que venham a existir, para jovens aprendizes no Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, nas cidades ou municípios citados nos Anexos I e II deste edital, observados sempre o interesse e a conveniência da empresa.

O resultado final está previsto para o dia 29 de julho de 2018.

Edital Jovem Aprendiz Correios 2018

Edital Retificação – Prorrogação das inscrições

Edital Retificação – Prorrogação das inscrições II

Edital Retificação – Prorrogação das inscrições III

Edital Vagas Modalidade Presencial Jovem Aprendiz Correios

Edital Vagas Modalidade à distância Jovem Aprendiz Correios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.