ENEM 2022: Termina hoje (27) o prazo para pagamento da taxa de inscrição

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio 2022) termina nesta sexta-feira (27/05). Na edição deste ano, o valor da participação custa R$85 e deve ser paga por quem não obteve isenção.

Neste ano, o INEP, pela primeira vez, possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). É importante destacar que após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Para os candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm esse nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Provas

A aplicação das provas do Enem 2022 estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro deste ano. De acordo com o Inep, as provas do exame (versão digital e impressa) serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Não há limite de inscrições para a versão impressa do Enem, mas para a versão digital o Inep oferta somente 101.100 vagas. No momento da inscrição, os candidatos devem indicar a versão desejada e a opção de língua estrangeira para a prova: inglês ou espanhol.

O Inep deve liberar o acesso ao cartão de confirmação de inscrição em outubro. No documento, os estudantes poderão conferir informações como local e horários das provas, entre outros.

Por último, vale destacar que pela primeira vez na história o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. Por outro lado, o candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

Veja mais informações no edital do Enem 2022 e no edital da versão digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.