Milhares de brasileiros já receberam o Auxílio Reconstrução. Trata-se do benefício social que faz pagamentos de R$ 5,1 mil para pessoas que estão em situação de calamidade pública. Contudo, o fato é que muitas pessoas que têm direito ao benefício ainda não conseguiram receber o saldo em suas contas, e elas precisam se apressar.
De acordo com informações do governo federal, prefeituras do estado do Rio Grande do Sul têm até esta sexta-feira (12) para enviar as informações sobre os seus cidadãos. Mais de 100 gestões municipais não tinham enviado essas informações até a atualização mais recente do Governo Federal.
Inicialmente as prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul tinham apenas até o último dia 25 de junho para realizar o envio das documentações. Contudo, como boa parte delas de não conseguir enviar as informações dentro desse prazo Inicial, o governo federal decidiu prorrogar a janela de inscrição até este dia 12 de julho.
Diante disso, algumas prefeituras que já tinham enviado as suas informações reabriram as inscrições para os seus cidadãos. Mas o fato é que outras ainda não enviaram os dados, e isso preocupa o governo federal.
“Não é razoável que famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, disse o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (25).
Note pela lógica acima que, se a prefeitura não enviar os seus dados para o governo federal, será impossível seguir os passos seguintes. Assim, o cidadão ficará impedido de receber a quantia.
Neste artigo específico, vamos explicar qual é a melhor maneira de saber se a prefeitura da sua cidade enviou as suas informações corretamente para o governo federal, sem precisar sair de casa.
De acordo com o governo federal, qualquer pessoa que foi atingida pelas chuvas no Rio Grande do sul pode entrar no site oficial do Auxílio Reconstrução com a senha do sistema gov.br.
Através deste sistema, o cidadão vai conseguir entender se os dados da sua família foram enviados pela prefeitura, ou não. Vale lembrar que as prefeituras têm até o dia 12 de julho para realizar o envio.
“Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado”, diz o governo federal.
De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:
Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.