A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta segunda-feira, dia 5 de junho, novas chamadas de aprovados no 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 e no Vestibular 2023. Desse modo, a consulta a lista de novos convocados pode ser feita por meio do site da universidade.
Trata-se da quinta chamada do SISU 2023/1 e da oitava chamada do Vestibular 2023. No mesmo edital de divulgação das chamadas, a universidade apresenta os resultados de reopção e de vagas suplementares para negros e quilombolas.
Os convocados devem realizar a etapa online da matrícula a partir desta segunda-feira (5). As matrículas on-line poderão ser feitas até 7 de junho, próxima quarta-feira. Os candidatos devem realizar esse procedimento exclusivamente de forma virtual, por meio site da UFSC.
Os candidatos aprovados por meio do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar a documentação solicitada por meio do Sistema de Validação (SISVALIDA).
Após o período da matrículas on-line, a UFSC realizará a etapa documental da matrícula no período de 12 de junho a 3 de julho. Em breve, a universidade divulgará mais orientações sobre essa segunda etapa do registro acadêmico.
Os convocados podem consultar a lista de documentos necessários através do site do Departamento de Administração Escolar da UFSC. Entre a documentação solicitada estão RG, CPF e certificado de conclusão do Ensino Médio do candidato.
Pela primeira vez, neste ano, a UFSC realizou em parceria com o IFSC um processo seletivo unificado. A universidade realizou a aplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022.
Para o Vestibular Unificado 2023, a UFSC ofertou 4.521 vagas para ingresso em 100 cursos de graduação de diversas áreas. De acordo com o edital, as vagas são para os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Composição das Provas
O Vestibular 2023 contou com apenas uma fase composta por duas provas objetivas e por uma prova de redação em Língua Portuguesa. A Prova I, aplicada em 10 de dezembro, contou com questões sobre assuntos de Matemática, Biologia, Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libra) e Segunda Língua (Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês ou Italiano ou Libras ou Língua Portuguesa).
Já a Prova II, aplicada em 11 de dezembro, foi composta por questões de Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física, Química e por uma Redação em Língua Portuguesa.
Para o SiSU 2023/2, a oferta da UFSC foi de mais de mil vagas para ingresso no 1º e no 2º semestres deste ano. Nessa edição do SiSU, a classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas considerou exclusivamente o desempenho obtido pelos estudantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Enem 2022.
Desse modo, somente os participantes do Enem 2022, que obtiveram nota acima zero, puderam concorrer às vagas ofertadas através do SiSU. Além disso, para se inscrever, o candidato não poderia ter feito o exame na condição de treineiro. A UFSC ofertou vagas em duas modalidades: ampla concorrência e reserva de vagas pela Lei de Cotas.
Como uma instituição federal, a UFSC reserva parte das vagas ofertadas em seus processos seletivo para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Desse modo, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para estudantes que se declaram pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).
Os candidatos aprovados dentro da reserva de vagas precisam comprovar os critérios estabelecidos por meio da documentação indicada no edital do respectivo processo seletivo.
Para mais informações sobre as seleções, acesse o site da UFSC.