A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou que, em decorrência da pandemia de covid-19, o Vestibular 2021 terá alterações no cronograma.
A previsão era de que a seleção acontecesse em dezembro deste ano, contudo, a UFSC prevê que o processo aconteça entre maio e abril de 2021.
Apesar da previsão para o primeiro semestre do próximo ano, as datas ainda não foram definidas. No entanto, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) afirmou que a decisão pelas novas datas levará em consideração a realização do Enem.
O objetivo é de não prejudicar os candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio, cujas provas ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2021.
Ademais, a UFSC afirmou ter o compromisso de tomar todas as medidas necessárias para que a aplicação do Vestibular 2021 seja segura. Nesse sentido, a UFSC deve fornecer álcool em gel, máscaras e outros EPIs, quando e se for necessário. Além disso, a universidade pretende aplicar as provas também fora de Santa Catarina.
Já as provas do vestibular do segundo semestre de 2020, que deveriam ocorrer em julho, foram suspensas. Por conta da pandemia, a UFSC irá adotar a seleção por meio da nota do Enem. Desse modo, os estudantes poderão utilizar as notas do Enem de 2017 a 2019.
A divulgação do edital deve ocorrer em breve. Já o período para as inscrições do Vestibular 2020/2 vai do dia 13 de outubro ao dia 27 do mesmo mês.
Além disso, por conta da suspensão das provas e do uso da nota do Enem, não haverá mais a exigência das obras literárias no Vestibular 2020/2.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!