A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) já publicou editais de suas novos concursos públicos. No entanto, adiou o início do prazo de inscrições recentemente.
Desse modo, a atual pró-reitora de Pessoal da instituição de ensino, Maria Tereza Ramos, comentou sobre alguns detalhes da seleção.
Nesse sentido, dentre os pontos que destacou estavam as convocações imediatas e de aprovados excedentes.
O documento que conta com informações sobre o certame chegou a ter divulgação durante o ano passado. Contudo, a publicação do edital oficial do concurso só ocorreu no mês de maio de 2023.
Já o período de inscrições, que iria começar no último dia 31 de maio, acabou se adiando, indo para o dia 14 de junho.
Em razão das diversas alterações, portanto, a representante da instituição de ensino superior frisou que a UFRJ acabou entrando alguns problemas com a banca organizadora. No entanto, todas as datas já se encontram definidas, o que deve fazer com que novas modificações não ocorram novamente.
Outro ponto que a Pró-Reitora comentou foi a realização de um novo processo seletivo a menos de um ano de diferença do último edital da UFRJ. Sobre o assunto, então, Maria Tereza destacou que, por meio da legislação atual, a limitação no número de vagas acaba fazendo necessário a criação de novos postos através de novos concursos.
“Temos uma limitação legal da quantidade de candidatos, que a gente pode homologar do concurso, o que torna muito rápida a utilização dessa fila. Por exemplo, do assistente em administração, do último concurso, há algum tempo nós já não temos nenhum candidato aprovado que não tenha sido chamado”, detalhou a pró-reitora de Pessoal.
Veja também: Ministério do Meio Ambiente convoca candidatos aprovados
De acordo com Maria Tereza, outro ponto que contribui para a realização de novos concursos em um período curto de tempo é o fato de vários servidores acabam sendo direcionados a outros órgãos. Assim, isso aumenta a necessidade da reposição do quadro de funcionários da instituição de ensino superior.
Com a convocação de todos os candidatos no último certame da UFRJ em 2022, a instituição vem se movimentando para conseguir repetir o mesmo formato. Isto é, efetuando a convocação de aprovados que se encontram no cadastro de reserva.
“Estamos tendo muitas aposentadorias, o que aumenta a nossa demanda. A expectativa é também de convocar muito rapidamente todos os homologados”, relata a pró-reitora.
Seguindo as restrições impostas por lei, além das vagas para ingresso imediato, cerca de até três vezes mais candidatos devem entrar no cadastro reserva. Isso significa que, enquanto o concurso tiver vigência, poderá haver convocações, de acordo com as necessidades da UFRJ.
Veja também: Caixa tem prazo de concurso encerrado
As avaliações do certame serão em setembro deste ano. Desse modo, Maria Tereza comenta que a UFRJ espera convocar candidatos aprovados logo após a homologação dos resultados finais do processo seletivo.
As inscrições para o próximo concurso da UFRJ se encontrarão disponíveis a partir do próximo dia 14 de junho.
Assim, para efetuá-la, basta acessar o portal oficial da PR4, ou seja, banca organizadora do concurso. Esta, então, está responsável pelas inscrições, aplicação das avaliações e divulgação dos resultados finais do certame, por exemplo.
Os candidatos poderão se inscrever até o dia 16 julho.
Após o preenchimento de todas as informações no momento da inscrição, a plataforma irá gerar uma taxa de inscrição. O valor, contudo, poderá variar de acordo com o cargo que o candidato escolher, da seguinte forma:
O candidato poderá pagar a taxa até o prazo máximo de 17 de julho.
Veja também: Cefet RJ abre concurso com 81 vagas
No entanto, é possível solicitar a isenção destes valores para aqueles que são:
Para estes, portanto, o período de requerimento da isenção é de 14 a 21 de junho.
De acordo com o edital da UFRJ, todos os participantes do processo seletivo serão avaliados por meio de provas objetivas. Sendo que, os candidatos pretendentes ao posto de técnico da área da Saúde, também serão submetidos a uma etapa prática.
Desse modo, o exame objetivo está marcado para ocorrer no dia 03 de setembro, para cargos de nível médio e técnico, em todos os municípios que apresentam vagas disponíveis.
Até o momento, o cronograma para as carreiras de nível superior ainda não foi publicado pela banca organizadora do certame. Contudo, existe uma previsão de que a etapa ocorra durante o dia 10 de setembro.
No total, as avaliações objetivas contarão com 50 questões. Ademais, os cargos técnicos ainda deverão responder a perguntas acerca de Conhecimentos Específicos, enquanto os assistentes terão questões sobre Conhecimentos de Informática e Raciocínio Lógico.
Assim, para obter a aprovação, o candidato deverá alcançar uma pontuação mínima em cada exame. Além disso, só poderão participar das próximas provas aquelas que estiverem dentro da classificação do edital.
Após o encerramento de todas as etapas, haverá a homologação do resultado final do certame. Nesse sentido, é importante lembrar que o processo seletivo tem um período de validade de dois anos, podendo se estender por igual prazo.
Após a correção dos editais iniciais, o concurso da UFRJ também apresentou modificações no formato das vagas.
Primeiramente, para Duque de Caxias, as vagas são para:
Além disso, para Macaé, as vagas são para:
Por fim, na lotação do Rio de Janeiro as ofertas são para: