A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. De acordo com o termo de adesão, a oferta total da universidade é de 1.366 vagas pra ingresso no 1º semestre letivo de 2023.
As oportunidades são para 60 opções de cursos de graduação ministrados nos campi da UFJF localizados em Juiz de Fora e Governador Valadares. O termo de adesão indica ainda que, do total das vagas ofertadas, 668 serão para a seleção em ampla concorrência, para o público geral.
Outras 698 vagas estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que estabelece vagas exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Somente poderão concorrer às vagas ofertadas no SiSU 2023/1 os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, e que não zeraram a nota da prova de redação. Estudantes que fizeram o exame como “treineiros” não poderão se inscrever.
As provas do Enem 2022 foram aplicadas em novembro de 2022, enquanto a reaplicação foi feita nesta mês de janeiro. De acordo com o Inep, a divulgação do desempenho dos participantes está marcada para o dia 13 de fevereiro.
O período de inscrição para a 1ª edição do SiSU 2023 será do dia 16 ao dia 24 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A publicação do resultado do SiSU 2023/1, que conta com apenas uma chamada única, está prevista para o dia 28 de fevereiro. Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O período para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest publica a lista de convocados na 1ª chamada do Vestibular 2023 da USP; saiba mais.