A Universidade Federal de Dourados (UFGD) divulga nesta terça-feira, dia 8 de agosto, os locais de prova do Vestibular de Refugiados (PSAH-2023/2). O edital de convocação para as provas com o ensalamento será divulgado por meio do Portal UFGD.
O Vestibular de Refugiados consiste em um Processo Seletivo de Acolhida Humanitária. Com a iniciativa, a UFGD visa acolher refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária, portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária. Nesse sentido, a UFGD destaca:
A universidade tem como foco acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.
Pessoas que se encaixam em um desses grupos puderam se inscrever de forma gratuita entre os dias 17 e 28 de julho. Nesta terça-feira (8) a UFGD deve publicar também o resultado dos pedidos de atendimento especializado feitos no momento da inscrição.
Para fins de classificação dos inscritos, como se trata de um projeto de acolhida humanitária, a UFGD aplicará uma prova em apenas uma fase. A avaliação consistirá em uma Prova de Redação em Língua Portuguesa.
De acordo com o cronograma, a aplicação da prova está marcada para o dia 13 de agosto e será no período da manhã, das 9h às 11h. Conforme indicado no edital, os locais de prova serão exclusivamente na cidade de Dourados (MS). A consulta ao local de prova pode ser feita através da Área do Candidato.
A Prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade escrita em prosa e de aplicação das normas do registro formal culto da língua na produção textual.
Os critérios de avaliação, no geral, referem-se à apreensão e ao desenvolvimento do tema; ao domínio da expressão escrita, inclusive o uso correto dos recursos coesivos; à apresentação adequada da redação; ao respeito à estrutura textual solicitada (descrição, narração, exposição argumentativa, dissertação argumentativa ou instrucional) e à adequação ao gênero, se proposto.
O edital estabelece ainda que, na redação, o candidato deverá demonstrar capacidade de integrar e sintetizar informações, produzindo um texto escrito que se ajuste ao tema proposto, ao gênero e à apologia, quando solicitados.
A oferta total da UFGD é de 282 vagas (duzentas e oitenta e duas vagas) para ingresso no segundo semestre letivo de 2023. As oportunidades estão distribuídas entre 30 cursos de diversas áreas, conforme indica o edital.
Os cursos contemplados são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.
A publicação do resultado preliminar das provas está prevista para o dia 23 de agosto, cabendo a interposição de recursos até o dia 24 seguinte. Após a análise dos recursos, a UFGD publicará o resultado final do Vestibular de Refugiados 2023/2 no dia 25 de agosto.
As matrículas dos aprovados ocorrerão a partir do dia 28 de agosto em datas que constarão em editais próprios/específicos de convocação e divulgação. Os editais serão disponibilizados pela Secretaria Acadêmica da UFGD, na página do PSAH-2023/2.
Acesse o edital de abertura do PSAH-2023/2 na íntegra para mais detalhes.
Leia também UECE abre nesta segunda-feira (7) o período para pedidos de isenção da taxa referente ao Vestibular 2024; saiba mais.