A Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou recentemente uma nova modalidade de ingresso em seus cursos de graduação. A partir desse ano, a instituição aceitará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fins de classificação em processo seletivo.
De acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFG (Cepec), os candidatos poderão fazer uso das notas do Enem a partir da edição do exame de 2009, considerando a maior nota do candidato.
Para a reitora da UFG, professora Angelita Pereira Lima, aderir essa nova modalidade de ingresso é uma forma de ampliar e dividir melhor a quantidade de vagas destinadas para os cursos. Nesse sentido, a reitora explica:
“Nós achamos incompatível com uma instituição pública ter vagas desocupadas no momento do ingresso. Nós temos um desafio importantíssimo pela frente, que é resgatar a juventude para participar do Enem e tomar o interesse de ingressar no ensino público superior”.
Já pró-reitor da universidade, Israel Trindade, destacou a importante de preencher todas as vagas ofertadas pela UFG semestralmente. Além disso, ele falou sobre a democratização do acesso ao ensino superior público. “É uma preocupação da UFG ter 100% das vagas preenchidas. Essa nova forma de ingresso amplia a participação das pessoas, democratiza o acesso ao ensino superior”, afirmou.
Ao mesmo tempo, a universidade mantém a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), processo seletivo do MEC que considera as notas da última edição do Enem para selecionar os estudantes. Neste ano, a UFG vai ofertar mais de 4 mil vagas no SiSU 2023/1.
Acesse o site da UFG para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também USP encerra nesta terça (31) o período de inscrição do Vestibular 2023 via Enem; saiba mais.