A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) anunciou que não irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para a seleção de novos alunos para ingresso no 1º semestre de 2024. De acordo com o anúncio, a UERGS realizará o seu Vestibular próprio.
A instituição já estudava realizar processo seletivo próprio e dispensar a seleção do SiSU, realizada pelo MEC. Nos últimos anos, a UERGS tem experimentado a substituição com editais próprios para preencher vagas não ocupadas pelo SiSU.
Em 2023, a universidade estabeleceu uma comissão especializada, a Comissão Permanente de Ingresso Discente, para avaliar e recomendar melhorias no sistema de admissão. Assim, a UERG destaca:
Foi essa Comissão que propôs a mudança na forma de seleção de candidatos(as), considerando que tem havido incompatibilidade entre o calendário do Sisu e o da Uergs e que a adoção de edital próprio para a seleção mediante as notas do Enem tem sido positiva. A sugestão foi acatada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e pelo Conselho Superior Universitário (Consun).
Apesar de decidir não aderir ao SiSU para o ingresso de novos alunos em 2024, a universidade manterá o uso das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fins de classificação dos candidatos.
Nesse sentido, o Vestibular 2024 da UERGS não contará com a aplicação de provas próprias. A universidade anunciou que os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo usando as notas do Enem de até cinco anos atrás, de 2020 a 2023. As inscrições para o Enem 2023 já ocorreram e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Portanto, no momento da inscrição, caso o candidato tenha feito mais de uma dessas edições, deverá a edição do Enem que deseja usar em sua classificação. A universidade vai considerar as médias obtidas na redação e nas quatro provas objetivas do exame:
A UERGS deverá publica em breve o edital de abertura contendo todas as condições para a inscrição e seleção.
A UERGS anunciou ainda que, ao todo, ofertará 1.205 (mil duzentas e cinco) vagas para ingresso em 19 cursos de graduação ofertados de forma presencial.
As oportunidades estão distribuídas entre as 22 unidades universitárias: Porto Alegre, Frederico Westphalen, Porto Alegre, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga, Vacaria, Caxias do Sul, Encantado, Cruz Alta, Litoral Norte – Osório, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Botucaraí – Soledade, Erchim, Hortências, São Borja, Tapes, Bagé, Cruz Alta, s da UERGS: Cachoeira do Sul, Sananduva e Tapes.
De acordo com o quadro de cursos disponibilizados, a UERGS está ofertando vagas para os cursos de Administração (Rural e Agroindustrial), Administração: Agronegócio (curso novo), Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, Administração Pública, Agronomia, Artes Visuais, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Dança, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Gestão Ambiental, Letras (Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Portuguesa), Música, Pedagogia e Teatro.
A UERGS é uma das principais instituições de ensino superior públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Além de cursos de graduação em diversas áreas, a universidade conta também com a oferta de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.
Acesse o site da universidade para mais informações.
Leia também Uerj divulga resultados do 2º Exame de Qualificação referente ao Vestibular Estadual 2024; saiba mais.