O Twitter é uma das redes sociais mais acessadas no mundo e agora, a rede terá um serviço por assinatura. Nesta quinta-feira (27) vazou na App Store o valor do Twitter Blue, como deve ser chamada a assinatura mensal da rede social. Assim, o Twitter Blue vai custar US$ 2,99 nos Estados Unidos, algo em torno de R$ 15,90 no Brasil.
Segundo uma desenvolvedora que havia antecipado o nome e o suposto preço, o valor deve ser US$ 2,99 mesmo. Jane Manchun Wong, inclusive, disse que já conseguiu assinar o serviço e estaria testando as novas funcionalidades do serviço do Twitter, que incluem a edição de tuítes, mudança do ícone do app, modos de leituras exclusivos, entre outros.
A novidade deve ser anunciada oficialmente pelo Twitter nos próximos dias e o preço pode mudar em outros países, inclusive no Brasil. Dessa maneira, o valor de R$ 15,90 coloca o Twitter Blue em desvantagem com outros serviços on demand que cobram quase o mesmo preço por um serviço mais abrangente.
Há duas semanas, a desenvolvedora Jane Manchun Wong experimentou uma versão de testes do Twitter Blue. De acordo com ela, a versão paga da rede social vai permitir personalização das cores de fundo do aplicativo e também do ícone, permitir edição de tuítes, modos de leitura exclusivos e muito mais.
Oficialmente, o Twitter ainda não anunciou o lançamento de uma versão paga, nem quando isso vai acontecer. Porém, essa possibilidade vem sendo especulada há meses por especialistas da área, pela imprensa internacional e dentro da própria empresa. O objetivo é permitir mais liberdade para os usuários dentro da rede e seguir a tendência dos serviços on demand.
Uma das funções mais interessantes, que já foi citada, é o “Modo de Leitura”, que permite ler as threads (sequências de tuítes sobre um mesmo assunto) como um único texto. Deste modo, o serviço está sendo desenvolvido pela Scroll, uma Startup de notícias que o Twitter comprou no início de maio.
Ademais, o Twitter Blue terá uma opção para cancelar o envio de um tuíte. Segundo as imagens divulgadas, um botão de “Undo” (ou “Desfazer”, em tradução livre) aparece logo após um tuíte ter sido enviado. Assim, essa função pode ser útil para quem perceber algum erro de gramática ou mudar de ideia sobre o que foi escrito.
Visando tornar a rede social mais atrativa aos usuários, o Twitter está investindo em diversos novos recursos. Um exemplo é o recente Spaces, ferramenta de salas de áudio em tempo real e forte concorrente do Clubhouse, que o Twitter planeja incluir em sua plataforma.
Além disso, outra novidade que deve chegar ao Twitter em breve é o Super Follow, que permitirá que os usuários paguem um valor extra para ter acesso a conteúdo “premium”. Esta seria uma funcionalidade além do serviço pago da rede social. Tal como, a introdução de uma “caixinha de gorjetas”, para criadores do Spaces.
Por fim, especula-se ainda que o Twitter Blue tenha diferentes níveis e valores de assinatura, acrescendo mais funcionalidades conforme o preço. A expectativa é que o lançamento no Brasil seja em breve.