TV NC: 5 erros Cometidos por Concurseiros iniciantes e como evitá-los!

Na hora de estudar para concurso, muitas pessoas acreditam que é o mesmo método de estudo que usavam quando estavam na escola, mas as coisas não são bem assim, é preciso levar em conta que as provas de concurso público são bastante complexas e bem concorridas, afinal quem não quer a estabilidade de um cargo no serviço público? Conheça alguns erros mais comuns cometidos por “concurseiros” e confira algumas dicas.

1- Não ler o edital

Um dos erros mais cometidos pelos concurseiros iniciantes é o pouco caso dado ao edital do concurso ao qual se pretende prestar. Você sabia que o edital é um importante manual explicativo? Ele contém informações sobre: cargos ofertados; remuneração; local de trabalho; data e local da prova; matérias; número de questões de cada matéria; forma de contagem de pontos. Com a boa leitura do edital, você conseguirá decidir se irá prestar (ou não) um determinado concurso.

2 – Não escolher material de qualidade

Cuidado ao se apoiar em material de fontes duvidosas durante os estudos, pois, uma vez que você memorizou um conteúdo errado, é mais difícil substituí-lo pelo correto. Procure sempre páginas que possuam históricos confiáveis, além de nunca se basear em uma única fonte.

3 – Não fazer resumos ou exercícios

Resolver exercícios e fazer resumos é importante para a fixação dos conteúdos anteriormente estudados, uma vez que a resolução de exercícios  e a elaboração de resumos potencializam a sua memória e fazem com que você facilmente relembre do assunto estudado.

4 – Contar para todo mundo que está estudando para concursos

Existem fatores que podem dificultar a jornada de todo concurseiro, como sair contando para todos os seus amigos e familiares sobre os seus planos. Isso pode fazer com que você atraia comentários negativos e desmotivadores. Reserve os seus planos para você e, no máximo, para as pessoas mais próximas.

5 – Perder o ânimo nas matérias mais difíceis

Foco é algo indispensável para qualquer estudante, assim, é preciso haver um revezamento entre o horário de lazer e o de estudos, para que o aproveitamento seja o melhor possível. Por mais que seja cansativo, é necessário ter dedicação naquilo que você deseja. Então, mantenha-se positivo, pois os bons resultados certamente virão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.