Um novo edital de concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Concurso SEFAZ ES 2020) será divulgado em breve. No último sábado, 25 de julho, o governador do Estado, Renato Casagrande, disse que autorizou a realização de um novo edital de concurso do órgão.
“Já autorizei a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) a disparar o processo. Já começou a tramitar e segue tramitando internamente. Devemos disparar o edital este ano. Muitos estão se aposentando e precisamos contratar novos”, disse o governador.
Ainda de acordo com o Governador, estão previstas nada menos que 50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal, função que tem requisito de nível superior em qualquer área. Atualmente, os salários são de R$12.492,19, podendo chegar a R$23.767,40.
Agora, com o concurso SEFAZ ES 2020 autorizado, o próximo passo será a elaboração do projeto básico visando a contratação da banca organizadora. O edital pode ser publicado ainda este ano, conforme informou o Governador.
O concurso SEFAZ-ES já consta no Plano Plurianual (PPA) do Espírito Santo para o quadriênio 2020-2023. No entanto, a seleção é aguardada desde 2018. Já em dezembro de 2019, a pasta formou a comissão organizadora.
O último edital do concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ-ES) foi divulgado em 2013, quando contou com 16 vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Na ocasião, o Cebraspe foi o organizador do certame, que contou com mais de 2 mil inscritos.
Os inscritos no concurso foram avaliados por meio de duas provas objetivas, uma discursiva e a avaliação de títulos. As provas objetivas tiveram a duração de 5 horas e a prova discursiva teve duração de 3 horas e 30 minutos. As provas objetivas contaram com o seguinte conteúdo:
Conhecimentos Básicos: Português, Inglês, Atualidades, Matemática Financeira, Estatística, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Direito Penal, Noções de Direito Internacional, Noções de Direito Civil e Conhecimentos de Informática;
Conhecimentos Específicos: Direito Tributário, Direito Constitucional, Legislação Tributária, Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos.