Certamente nas últimas semanas, você ouviu o termo “canais do WhatsApp“. De fato, o assunto está em vigência em várias redes sociais neste momento. Mas afinal de contas, o que são esses canais? qual a função deles? quem pode entrar? Vários internautas ainda não sabem as respostas para estas perguntas.
Não há problema em não saber. Mesmo porque a função Canais do WhatsApp foi lançada recentemente. Desde então, ela já está disponível para Android e iPhone (iOS). Pessoas importantes e organizações já estão organizando e divulgando os seus próprios canais.
Abaixo, separamos uma série de perguntas e respostas sobre o tema. Assim, você vai poder ficar por dentro deste novo assunto, e decidir se os canais do WhatsApp podem ser positivos ou não para a sua experiência na internet.
A nova ferramenta criada pela Meta autoriza o envio de materiais em formato de texto, foto, vídeo, figurinhas e até de enquetes para os seguidores. Trata-se de uma ferramenta que vai possibilitar que uma determinada organização tenha um contato mais direto com o seu público.
Quem usa o Telegram, certamente entende que a descrição acima se assemelha muito aos seus canais. De fato, ao menos em um primeiro momento, não há uma grande diferenciação entre os dois sistemas.
Na nova atualização, o sistema de canais de WhatsApp ficam localizados em uma área separada daquela em que você costuma ter as suas conversas. Para encontrá-los no aplicativo é só seguir os seguintes passos:
Sim. Mas o WhatsApp informa que vai manter este histórico do canal disponível por até 30 dias. Há, portanto, um registro temporário para estas interações.
O próprio WhatsApp oferece sugestões de canais para cada um dos usuários, com base naquilo que eles costumam compartilhar. Mas para além disso, também é possível acessar os canais por meio de links de convite compartilhados em chats, e-mails, sites e outras plataformas online.
Ao clicar em um link, se certifique antes de que ele está sendo compartilhado por uma empresa confiável em um site oficial.
Imagine que você quer muito entrar em um canal de uma empresa que você admira, mas teme ficar de fora por falta de vagas. De acordo com o WhatsApp, esta possibilidade não existe. Não há nenhuma limitação de quantidade de participantes que podem fazer parte de um mesmo canal.
Vale frisar ainda que todos os canais são públicos, e podem ser acessados por qualquer usuário que tenha uma conta no site de troca de mensagens.
Pode, mas apenas através de curtidas e outras reações. Apenas os administradores terão o poder de enviar mensagens e compartilhar conteúdo.
Sim. Qualquer pessoa pode criar o seu próprio canal no WhatsApp. Para tanto, basta seguir os passos abaixo: