Você sabia que é possível ganhar milhares de reais com algumas moedas de 50 centavos? Essa informação não é falsa e nem se trata de um golpe. Na verdade, os itens se valorizaram nos últimos anos pois se tratam de exemplares bastante raros.
Em resumo, os colecionadores de moedas costumam pagar valores muito elevados por peças específicas. Isso acontece porque eles querem ser as únicas pessoas a possuírem os modelos incomuns, e vários brasileiros estão aproveitando isso para aumentarem sua renda.
Nos últimos tempos, mais pessoas passaram a oferecer moedas raras pela internet. Os valores dos itens variam de dezenas a milhares de reais, a depender do modelo. E esse universo segue em expansão no Brasil porque se trata de uma via de mão dupla: os colecionadores se beneficiam ao conseguirem itens desejados e os vendedores incrementam sua renda.
Nesse comércio todos saem ganhando, porque cada parte tem a sua prioridade. Do lado dos colecionadores, o mais importante é adquirir moedas raras. Já do lado das pessoas que estão oferecendo as peças, o que importa é o valor financeiro que cada item possuir.
Recentemente, diversas moedas passaram a apresentar valores muito atrativos no país. As quantias elevadas são um reflexo da vontade dos colecionadores, que buscam itens com características peculiares e bastante restritas, como uma falha, por exemplo.
Em suma, estas peculiaridades são encontradas em uma quantidade irrisória de moedas, ou seja, os colecionadores passam a ter modelos que a maioria da população não possui. Isso pode até ser algo sem importância para muitos brasileiros, mas não para os entusiastas desse universo das moedas raras.
A propósito, as principais características que valorizam uma peça no país são:
Quando a moeda possui mais de uma destas características, seu valor tende a crescer ainda mais. Aliás, você vai conhecer duas moedas de 50 centavos cujo valor de cada um dos itens chegou à casa dos milhares de reais. É muito dinheiro para peças de poucos centavos.
No Brasil, duas moedas de 50 centavos estão valendo R$ 4.500 devido a algumas particularidades. A principal característica desses itens, que os tornam tão especiais, é que eles possuem dois lados iguais, ou seja, são moedas bifaciais.
No Brasil, as moedas possuem uma efígie no anverso e o valor que representam no reverso. A saber, efígie é a representação da imagem de um personagem real ou simbólico.
No caso das moedas de 50 centavos, há a efígie de José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), o Barão do Rio Branco, que foi estadista, diplomata e historiador brasileiro, e é considerado o símbolo da diplomacia do Brasil, segundo o BC.
Contudo, alguns modelos de 50 centavos foram fabricados com um erro enorme. Tanto o anverso quanto o reverso possuem a mesma coisa: o valor monetário e a data de fabricação. Portanto, nenhum dos lados das peças possuem a efígie do Barão do Rio Branco.
Além disso, os modelos também possuem o reverso invertido em 180º em relação ao anverso. Para conferir se os exemplares estão com o reverso invertido, basta girá-los na vertical, de cima para baixo ou de baixo para cima. Se, ao girar a moeda, o reverso ficar de ponta cabeça, significa que ele está invertido, algo que não deveria acontecer.
De acordo com o Catálogo Ilustrado Moedas com Erros, o exemplar bifacial de 50 centavos “possui rotação invertida” e vale R$ 4.500, tanto o de 2007 quanto o de 2008.
A publicação ainda faz um alerta aos colecionadores, afirmando que eles sempre devem “verificar se não há emendas no disco que evidenciem ser uma adulteração“.
Os interessados em vender seus exemplares podem conseguir isso através de diversas maneiras. Confira abaixo as principais formas de vender moedas raras para colecionadores.
Por fim, os interessados em vender seus exemplares podem entrar em sites especializados, ou em sites de e-commerce, como Shopee, Mercado Livre e similares. Existem muitos colecionadores dispostos a pagar caro para terem modelos raros, e essa é uma chance para ganhar um dinheiro extra sem fazer muito esforço.