Atualidades

TROCA DE PROVAS: governo confirma erro inusitado no Enem dos Concursos; entenda

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou nessa terça-feira (27) um erro inusitado no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Este é o exame popularmente mais conhecido como Enem dos Concursos, que foi realizado ainda no último dia 18 de agosto.

De acordo com o ministério, um grupo de candidatos recebeu, por engano, o caderno de provas da tarde ainda no período da manhã. O caso já vinha repercutindo nas redes sociais, mas só foi confirmado nesta semana pela pasta.

A situação em questão ocorreu na cidade do Recife, em Pernambuco. Uma candidata usou as redes sociais para dizer que não conseguiu entender até agora porque recebeu a prova que estava programada para o período da tarde ainda no período da manhã.

A troca das provas

De acordo com as informações oficiais, a prova da tarde foi entregue por engano no turno da manhã para alguns participantes do chamado bloco 4. Essa é a área de trabalho de saúde do servidor. A troca teria ocorrido na Escola de Referência em Ensino Médio jornalista Trajano Chacon, na capital pernambucana.

De acordo com uma das candidatas, os fiscais entregaram a prova da tarde no período da manhã a todos os alunos que estavam nessa determinada sala. Depois de cerca de 10 minutos, os próprios candidatos alertaram ao fiscal que as provas estariam trocadas.

Esse tempo foi mais do que suficiente para que alguns candidatos não apenas escrevessem o nome na folha, mas também observassem algumas questões.

Logo depois de 11 minutos, o fiscal recolheu as provas erradas, e entregou as certas. No período da tarde, os alunos receberam as mesmas provas que já tinham recebido pela manhã. Algumas delas já estavam inclusive com os nomes que tinham sido escritos no primeiro turno.

Os candidatos afirmam que os 11 minutos que foram perdidos com a aplicação da prova errada foram realocados para um tempo adicional. Os fiscais, no entanto, disseram que esse período extra estaria sendo aplicado de maneira informal.

Enem dos Concursos foi aplicado no dia 18 de agosto. Imagem: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O que diz o ministério

Por meio de nota, o ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pela aplicação do Enem dos Concursos, se limitou a dizer que o problema realmente ocorreu no Recife, mas que a troca das provas não teria afetado a aplicação, e nem o sigilo das informações.

“O envelope com os cadernos de provas da tarde foi lacrado novamente e ficou sob guarda da fiscalização e do certificador externo do Ministério da Gestão”, até o horário do segundo turno do exame, afirma o governo federal.

“A situação foi identificada e corrigida imediatamente, com a troca das provas, antes do início das provas no período matutino”, completa a pasta. 

O Ministério Público de Pernambuco (MPF-PE) disse que entrou em contato com a Cesgranrio, a banca responsável pela aplicação das provas, para pedir esclarecimentos. 

Cronograma atualizado do Enem dos Concursos

Abaixo, você pode conferir o cronograma detalhado do Enem dos Concursos, segundo as projeções divulgadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos:

Eventos Data
Disponibilização da imagem do cartão de resposta do candidato 10 de setembro
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) 8 de outubro
Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva 8 e 9 de outubro
Envio dos títulos 9 e 10 de outubro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) 17 de outubro
Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência 17 a 25 de outubro
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas 2 e 3 de novembro
Resultado preliminar da avaliação de títulos 4 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos 4 e 5 de novembro
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 13 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência 13 e 14 de novembro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos 19 de novembro
Previsão de divulgação dos resultados finais 21 de novembro