O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) disponibiliza para os seus segurados um número de identificação que serve para consultar todas as informações ligadas ao órgão. Para isso, o beneficiário pode acessar as informações de três formas: pelo autoatendimento do INSS, pelo CPF nos canais digitais e pela Central 135.
O cidadão que preferir acessar através da central de atendimento, deve ligar para o número 135 e informar o CPF. Feito isso, é só aguardar para a confirmação dos dados.
Já para aquele que optar em ingressar online, através do aplicativo Meu INSS, poderá acessar o seu número de identificação. O aplicativo está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS.
A terceira e última possibilidade é fazer a consulta pelo número do NIS. Com ele, o cidadão consegue fazer também uma série de solicitações. O número pode ser identificado nas cartas enviadas pela Previdência, e no cartão de saque.
O acesso online pelo aplicativo é a forma mais fácil de adquirir informações em tempos de pandemia. A plataforma dispõe de vários serviços sem a necessidade de sair de casa, evitando exposição ao vírus e formação de aglomerações.
Contudo, se ainda houver necessidade de comparecer a uma unidade do INSS, é recomendado que o serviço seja agendado previamente pelo aplicativo Meu INSS. Lembrando que para a apresentação, o cidadão precisa está munido de todas as precauções, como máscara, álcool em gel e manter um distanciamento.