A motivação é um fator intrínseco às pessoas. Porém, pode ser melhorada e transformada através de treinamentos.
Por isso, dentre dos tipos de treinamentos, há o treinamento motivacional. Sendo uma maneira de engajar os funcionários de uma empresa.
Há muitas formas de realizar esse tipo de treinamento nas empresas. Já a aplicação é variada.
Pode aplicar treinamentos a partir de palestras, dinâmicas de grupo, convenções, gincanas, enfim.
A motivação na Gestão de Pessoas vai muito além de recompensar os resultados por vendas. Sendo assim, é muito mais fácil motivar as pessoas quando você passa à equipe à visão da empresa.
As pessoas se sentem muito mais motivadas quando se sentem parte integrante de algo, e por isso a Gestão Participativa faz diferença na rotina.
Para executar um treinamento motivacional é necessário que defina o alvo. Ou seja, para qual área da empresa.
Ainda deve definir:
Ou seja, defina qual o objetivo do treinamento motivacional, melhorar o desempenho da equipe, alcançar as metas, melhorar a integração?
Depois elaborar o cronograma. Pode usar o Trello, por exemplo. Sendo assim, deve acompanhar se o treinamento vai durar. Pode durar uma semana, um dia ou um mês. Pois há vários períodos que podem fazer parte de um treinamento.
Metodologia refere-se à forma que será aplicado esse treinamento. Vai aplicar uma dinâmica de grupo? Convidou um grande nome para uma palestra?
Nesse caso a sua metodologia será palestra e dinâmica, por exemplo.
A logística de um treinamento diz sobre o local em que aplicará o treinamento. Bem como a duração, coffee break, materiais necessários de forma geral.
E como será feito esse convite, se por email ou campanha, por exemplo. Os treinamentos motivacionais aumentam os resultados da empresa.
O treinamento motivacional entrega ao funcionário a visão geral da empresa.