O concurso unificado pode ter a presença do TRE DF ( Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal). Antes o órgão tinha negado, agora passou a considerar a decisão.
Para o TRE do Distrito Federal, as oportunidades serão para formação de cadastro reserva, uma vez que as vagas serão oferecidas após futuras aposentadorias ou exoneração de servidores.
Em nota, o órgão disse:
” A chefia da Seção de Seleção, Lotação e Avaliação de Desempenho (SESAD) deste Tribunal informou que o TRE-DF pretende aderir ao concurso do TSE.
Quanto ao quantitativo de cargos a serem providos ainda não sabemos precisar, uma vez que as vacâncias deverão ocorrer de futuras aposentadorias ou exoneração de servidores para posse e exercício em outro cargo público, que ocorrerão à época do concurso.
Em razão disso, as vagas do concurso para TRE-DF provavelmente deverão ser destinadas a um cadastro reserva”
A preparação do certame unificado vem sendo estudado desde 2021. O edital funciona na seguinte forma: Um mesmo documento oferta vagas para os órgãos que previamente manifestaram interesse em ofertar oportunidades.
Além do TSE, 25 Tribunais Regionais Eleitorais demonstraram interesse no certame. Confira a lista abaixo:
A Portaria TSE nº 328/2021 afirma que serão analisadas as disponibilidades orçamentárias para realização do certame e quantidade de vagas.
O último edital unificado aconteceu em 2006 e ofertou mais de 800 vagas. As oportunidades foram para os seguintes órgãos:
De responsabilidade da Cebraspe, as vagas foram para os cargos de técnico judiciário (então de nível médio) e analista judiciário (nível superior).