O eleitor terá um benefício neste 2º turno, que acontecerá no domingo (30). Em aproximadamente 22 capitais haverá transporte gratuito para ida e volta nas votações. Inclusive, Ricardo Nunes, prefeito do partido MDB de São Paulo, confirmou que a cidade também contará com a gratuidade do transporte público.
Se você deseja saber mais sobre o transporte gratuito no dia das eleições, continue lendo a matéria desta sexta-feira (28) que o Notícias Concursos preparou. Assim, você pode se programar para ir votar com tranquilidade, sem pagar nada.
Junto com a capital paulista, também estão confirmadas:
Além dessas capitais, Rio Branco (AC) também anunciou a gratuidade, mas somente no trajeto de retorno para casa, tendo que apresentar ao motorista o comprovante da votação. Já na cidade de Natal (RN) será cobrada a tarifa com um valor reduzido. Ao invés de cobrar o valor comum de R$ 4,00, os cidadãos pagarão apenas R$ 2,00.
Frederico de Medeiros, juiz do Tribunal de Justiça de Brasília (DF), decidiu essa semana que obrigaria o Governo do DF a conceder a gratuidade do transporte público nesse domingo (30) no 2º turno. Já Ibaneis Rocha, governador do MDB, assim como em Recife (PE) e em Teresina (PI) ainda bateram o martelo positivamente ao passe livre.
A adesão em massa das capitais à gratuidade do transporte público ocorreu depois do STF (Supremo Tribunal Federal) dar a autorização às administrações municipais, bem como as concessionárias a fornecerem o benefício. Dessa forma, com tal autorização, os gestores não ficaram sujeitos a acusação de improbidade ou crime eleitoral.
A ideia será garantir aos cidadãos as condições para exercerem o direito ao voto — o que, no nosso país, também é uma obrigação. A abstenção do voto no Brasil é historicamente a maior entre aqueles com menor escolaridade e renda, o que se credita às dificuldades de chegarem aos locais da votação. Daí a necessidade do transporte gratuito.