Se você quer transformar o ambiente de trabalho com mudanças relativamente simples, não deixe de conferir a lista de ideias que preparamos para hoje. Com ela você poderá se inspirar e pensar em estratégias que possam lhe ajudar a desenvolver um espaço de trabalho ainda mais motivador e acolhedor. Confira e saiba mais.
O ambiente de trabalho pode ser transformado de diferentes maneiras. Primeiramente, é importante fazer um check-up de como está a situação atual. Afinal, como saber o que pode ser mudado e transformado se não há informações sobre como está o ambiente de trabalho hoje?
Por isso, considere analisar os pontos fracos e fortes do espaço de trabalho oferecido aos seus colaboradores. O que você imagina que poderia ser melhorado? E o que parece estar muito bom? Essas perguntas podem ser um bom ponto de partida.
Além delas, outras considerações podem ser relevantes. Veja:
A ergonomia deve ser avaliada com muito cuidado. Será que o espaço está bem dividido? Como está a iluminação do ambiente? Existem boas cadeiras e móveis na altura certa? A circulação de ar está adequada? Todos esses pontos devem ser avaliados com muita atenção, pois esse tipo de detalhe pode fazer toda a diferença na vida de um colaborador.
Afinal, uma cadeira de tamanho ruim ode ocasionar problemas na coluna, por exemplo. Por isso, certifique-se de oferecer um ambiente adequado às necessidades das pessoas.
A biofilia é responsável por unir a natureza com o dia a dia das pessoas. Por meio dessa prática você pode incluir plantas e outros materiais naturais no espaço de trabalho. Esse tipo de junção pode ajudar a diminuir o estresse, melhorar a concentração, aumentar a criatividade e, ainda, impactar na produtividade. Portanto, se você quer transformar o ambiente de trabalho, foque em trazer muito verde para o espaço interno.
Espaços para diversão, descanso e alimentação também podem ajudar a transformar o ambiente de trabalho. Por meio deles você poderá criar ambientes aconchegantes, que ajudam a repôr as energias e podem ser usados como forma de impulsionar o dia a dia dos seus colaboradores. Capriche nisso. 🙂
As distrações devem ser excluídas para evitar que os funcionários tenham problemas de foco. Portanto, cuidado com o excesso de telas que não têm relação com o trabalho (como uma TV ligada aleatoriamente), cuide do isolamento acústico das salas, invista em um som ambiente tranquilo e baixinho, entre outras medidas.
As salas de reunião devem ter esse isolamento para que as conversas em grupo não atrapalhem os demais colegas presentes em outras salas, por exemplo.
Ainda dentro do que comentamos sobre os espaços de diversão e descanso, lembre-se de que as áreas comuns para integração e troca de ideias também são relevantes. Incluí-las na sua empresa poderá ajudar na hora de transformar o ambiente de trabalho.