O que é e como funciona um programa de Trainee

Um programa de trainee pode ser uma opção acessível para um universitário que está no começo da carreira. Apesar de a conquista do diploma ser um passo fundamental na vida do estudante, isso não garante que ele terá um bom desempenho no mercado. Desse modo, um programa de trainee é uma ótima oportunidade de construir uma carreira bem sucedida e de se consolidar como um profissional de excelência.

O que é e como funciona? 

A palavra trainee vem do inglês e se refere à contratação de pessoas recém formadas. Desse modo, o principal objetivo da empresa que oferece essa modalidade é preparar os profissionais para, em um dado momento, assumirem cargos mais altos dentro da corporação como, por exemplo, cargos de gestão e de gerência.

Alguma organizações estabeleceu critérios como Inglês avançado ou experiências extracurriculares, como trabalhos voluntários ou intercâmbios estudantis. Por isso, se possível, invista nessas oportunidades de aprendizado durante a faculdade.

As principais vantagem dessa modalidade de formação é ampliar a experiência na área de interesse. De modo que há um aumento das chances de uma efetivação na empresa e de criar uma rede de contatos. Já a média salarial de um trainee varia de estado para estado, de modo que o menor valor notificado foi em Vitória (ES) que é RS 1.430 reais.

Requisitos e seleção

O candidato a trainee precisa ter concluído o curso de graduação ou estar perto de concluir (pelo menos há 2 anos). No entanto, o ideal é ficar atento para o surgimento de vagas para recém formados. Essas vagas consumam ser divulgadas nos principais canais de comunicação ou em portais para concursos, vestibulares e vagas de emprego. Então, fique atento a estes meios.

Durante o programa, o colaborador terá a oportunidade de entender melhor as políticas internas e a organização da empresa, além de conhecer os gestores, as estratégias e os indicadores que medem o desempenho de cada setor. Em alguns casos é possível ainda interagir com outras áreas e unidades da firma, de modo a ampliar a experiência.

Já a seleção para este tipo de programa costuma partir da análise do currículo, de uma prova escrita de conhecimento técnico, além de dinâmicas de grupo ou ainda de entrevistas individuais que visam explorar as competências do candidato.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.