Apesar de muita gente ter a consciência de que trabalho perfeito não existe, ainda existem pessoas que sonham com algo irreal, acima da média e que nunca causa angústias ou desânimo. Porém, a verdade pode ser um pouco mais cruel do que essa idealização de “trabalho dos sonhos”.
Afinal, o trabalho dos sonhos pode até existir, mas isso não significa que ele seja perfeito e que você irá amá-lo 100%. Tudo nesta vida tem seus prós e contras. Cabe a nós colocarmos tudo na balança para analisarmos qual lado pesa mais – o positivo ou negativo.
Sendo assim, convidamos você para refletir sobre esse assunto com a gente. Acompanhe!
Não, o trabalho perfeito não existe. O que existem são trabalhos que nos agradam e desagradam, de uma forma macro. Porém, se pensarmos na forma micro, sempre encontraremos aqueles defeitinhos no que tanto amamos fazer.
Isso significa que nada valha a pena no mercado empresarial e profissional? É claro que não! A nossa própria vida, por si só, não é perfeita. Nem por isso ela deixa de ser especial e digna de ser vivida, concorda?
Com o trabalho acontece a mesma coisa. Ele pode não ser perfeito, mas apresenta uma série de prazeres e alegrias que podem encher a nossa vida de coisas boas – basta nos esforçarmos para enxergar isso.
Outro ponto que deve ser debatido e que devemos sempre ter em mente é que a perfeição, em sua conceituação mais pura, é algo impossível. Não existe nada neste mundo que seja perfeito.
Claro que, dependendo do seu amor por algo, você pode enxergar a perfeição. É o caso de pessoas que enxergam a perfeição na natureza, na pessoa amada, etc. No entanto, quando a fase da idealização passa (isso em qualquer esfera de nossas vidas), os pontos negativos tendem a aparecer.
Cabe a nós analisarmos até que ponto esses “defeitinhos” podem estragar o nosso dia, a nossa vida e o nosso bem-estar. Se eles forem poucos e se nós desenvolvermos a nossa capacidade de superá-los, ainda assim estaremos diante de algo grandioso e que nos satisfaz.
Portanto, trabalho perfeito não existe, e nem a perfeição existe. A não ser que você enxergue os defeitos apenas como um traço do trabalho – não como algo que possa desqualificá-lo. Isto é, a não ser que você veja o seu trabalho como perfeito, pois crê que os pontos negativos são apenas fatores irrisórios.
Seguindo o que acabamos de apontar acima, se você busca qualidade de vida no trabalho e percebe que as “imperfeições” da rotina não “roubam” a perfeição da sua atividade laboral, ótimo! 🙂
Isso quer dizer que o trabalho é perfeito? Não necessariamente… Porém, pode querer dizer que para você ele pode ser considerado uma perfeição. Afinal, nem mesmo os fatores negativos abalam você.
Em contrapartida, se você se sente irritado e estressado com os pontos negativos da rotina laboral, temos uma notícia: você também pode ficar satisfeito com o seu trabalho. 😉
Não são os pequenos defeitos que ditam um trabalho como imperfeito. Tudo é uma questão de perspectiva. Se lhe satisfaz, apesar dos pontos negativos, então talvez você perceba que trabalho perfeito não existe, mas que o seu é bom o bastante! E encontrar o “bom o bastante”, muitas vezes, é tudo que precisamos para sermos felizes.