Normalmente as pessoas possuem a necessidade de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, em busca de conquistar seus objetivos e crescer em sua carreira. Muitas vezes abdicam de fatores importantes que devem ser considerados em sua vida. Uma das questões é a relacionada ao trabalho e à saúde.
O profissional em busca de um objetivo, pode deixar de lado aspectos importantes a serem considerados e acabam por enfrentar jornadas de trabalho fatigantes, comendo e dormindo mal, passando o dia estressado, etc. A pessoa acaba por negligenciar sua saúde para obter resultados em seu ofício.
É preciso ter em mente que para ter sucesso, é necessário que o corpo também esteja saudável, principalmente para se ter uma maior motivação e a energia necessária para que se possa trabalhar com eficiência. As pessoas mais velhas também devem levar a saúde como um dos aspectos mais importantes de sua vida.
De fato, a saúde mental e física podem auxiliar o profissional em seu dia a dia, para que ele consiga realizar as tarefas necessárias em seu cotidiano, da melhor forma possível. É uma maneira também de se evitar as doenças associadas ao trabalho, que são causas de inúmeros afastamentos.
As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar não apenas o profissional, mas também a empresa, os colaboradores e a sua família. Podemos destacar por exemplo as lesões por esforço repetitivo (Ler), síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Eles afetam a qualidade do trabalho e geram inúmeras dificuldades.
As jornadas intermináveis de trabalho, metas e objetivos abusivos, excesso de atribuições, podem acabar com a saúde do profissional. Portanto, é preciso levar a questão à sério. Vale ressaltar que a saúde do trabalhador vem sendo discutida cada vez mais em órgãos públicos, empresas privadas e instituições do setor.
Desse modo, as empresas que não investem em questões como bom ambiente laboral, segurança e saúde de sua equipe, acabam por colocar seus funcionários em risco, atrapalhando, inclusive, aspectos relacionados à sua reputação. A organização deve promover iniciativas para estimular hábitos saudáveis entre seus colaboradores e equipe.
A saúde ocupacional está associada a tudo que possa afetar diretamente o trabalhador, enquanto ele estiver realizando suas atividades dentro da empresa. O trabalho é importante para o ser humano, ele gera renda e qualidade de vida. No entanto, é necessário reduzir os acidentes e doenças, promovendo uma vida saudável a todos os funcionários da organização.
As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar a produtividade e o serviço qualificado de todos os envolvidos na empresa. Elas podem ocasionar, por exemplo, a perda de audição, dores musculares e ósseas, alergias, intoxicações, acidentes, doenças mentais, entre outros problemas.
Todavia, a empresa deve investir na Medicina do Trabalho em busca de uma integridade física e mental de seu funcionário, através de um bom clima organizacional. Deve-se lembrar que o trabalhador pode ser exposto a diversos problemas relativos a assédio e metas abusivas.
Por essa razão, é importante cuidar para que o funcionário não desenvolva as chamadas doenças emocionais, que podem afetar sua motivação e eficiência no dia a dia corporativo. O gestor empresarial deve fomentar o bem-estar de seu quadro de funcionários, deixando-os satisfeitos e com disposição para trabalhar.
Com um quadro de saúde positivo, a empresa acaba por obter algumas vantagens, como uma maior produtividade entre seus colaboradores, serviços qualificados, e a melhora na satisfação de seus clientes. Os profissionais também faltam menos ao trabalho, e “vestem a camisa” da empresa.
Podemos considerar como vantagem do investimento na saúde dos funcionários, a redução do absenteísmo, ou seja, o funcionário falta menos ao serviço. Além disso, há menos dispensas médicas. Há também uma maior produção dos trabalhadores saudáveis, se comparada a um ambiente insalubre.
A empresa que investe em saúde também observa uma maior retenção de talentos, com funcionários motivados e engajados. O clima organizacional fica positivo com todos os colaboradores contribuindo para o sucesso do empreendimento. Desse modo, também é reduzido os acidentes de trabalho.
É importante que a organização adote todas as medidas para cuidar da saúde e da segurança do trabalhador. Ela deve garantir a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo. Dessa maneira, é preciso observar que a prevenção é a melhor saída, devendo-se implementar medidas que garantem a saúde dos funcionários.