O abono salarial ano-base 2021 foi liberado no último dia 15 para os trabalhadores nascidos em março e abril, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal.
O pagamento do abono salarial foi iniciado no dia 15 de fevereiro e ocorrerá até 17 de julho, com base no mês de nascimento do beneficiário. O abono salarial é um valor referente ao salário mínimo para trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
É válido ressaltar que esse direito é apenas para os trabalhadores que estão inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter trabalhado formalmente por 30 dias, no mínimo, no ano de 2021 e ter recebido até dois salários mínimos.
A liberação ocorre através do Banco do Brasil (BB) para militares, empregados estatais e servidores públicos com inscrição no PASEP, nas mesmas datas em que ocorrem as liberações referentes aos inscritos no PIS.
De acordo com informações oficiais, o valor ficará disponível até o dia 28 de dezembro, sendo assim, após este prazo os recursos serão recolhidos pelo governo.
Trabalhadores da iniciativa privada recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal (CEF), de acordo com o calendário abaixo:
Os trabalhadores do setor público recebem o abono salarial através do Banco do Brasil (BB). Confira o calendário abaixo:
Final da inscrição e data do pagamento
É válido ressaltar que os valores variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados no decorrer do ano de 2021. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e devem beneficiar cerca de 22 milhões de trabalhadores.
Segundo informa a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito é depositado automaticamente para o cliente que possui conta na instituição financeira. Os demais beneficiários recebem por uma conta social digital que pode ser movimentada pelo trabalhador através do aplicativo Caixa Tem.
Além disso, é possível realizar o saque utilizando o cartão cidadão, caso a abertura da conta não seja possível por qualquer razão. Caso tenha dúvidas, procure as plataformas oficiais de atendimento da Caixa Econômica Federal.