A Caixa Econômica Federal está disponibilizando o pagamento de até três anos do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O empréstimo está disponível para aqueles que aderirem a modalidade.
O saque-aniversário é uma modalidade opcional do FGTS. Ela permite que o trabalhador com carteira assinada receba anualmente uma parcela dos seus saldos nas contas do Fundo de Garantia, respectivamente no mês de seu aniversário.
A possibilidade de sacar até três parcelas do FGTS de uma vez, consiste em um crédito com garantia. A Caixa libera uma quantia mínima de R$ 2 mil ao trabalhador que decidir contratar o empréstimo.
Desta forma, quando de fato ocorrerem os pagamentos das três parcelas futuras do saque-aniversário, a instituição poderá acessá-las, e assim o contratante pagará sua dívida.
Por se tratar de um crédito com garantia, até os trabalhadores que se encontram negativados podem solicitar o empréstimo, uma vez que o banco terá direito ao benefício iminentemente.
Com relação as condições do crédito, confira os pontos abaixo:
Se o trabalhador já aderiu a modalidade do saque-aniversário do FGTS, basta seguir as orientações a seguir para a contratação:
O ponto positivo é que os trabalhadores podem ter em mãos o seu pagamento antes da liberação nos anos seguintes. Além disso, o pagamento da dívida é descontado direto da folha do saque-aniversário do FGTS, sem comprometer a renda mensal do cidadão.
Ainda em 2021, trabalhadores nascidos nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro podem solicitar o saque-aniversário e contratar o empréstimo da Caixa Econômica. Devido aos prazos, os cidadãos que fazem aniversário no primeiro semestre do ano não conseguirão a aprovação para a modalidade de crédito.
Neste sentido, confira abaixo o calendário de repasses do saque-aniversário de 2021: