Entre fevereiro e dezembro de 2023, cerca de 24 milhões de trabalhadores de todas as regiões do país poderão receber o abono salarial Pis/Pasep. Trata-se de um adicional destinado aos cidadãos que trabalharam com carteira assinada no ano-base de 2021, com uma média salarial de até dois salários mínimos.
Nesta semana, o Governo Federal divulgou o calendário oficial de pagamentos, e alguns cidadãos usaram as redes sociais para saber quanto é que eles poderão receber em 2023. Contudo, a verdade é que não existe uma resposta única para esta pergunta. O valor disponível vai depender da quantidade de meses de trabalho no ano-base de 2021.
De uma maneira geral, é possível dizer que para saber o valor do seu abono é necessário pegar o valor do salário mínimo e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, basta pegar o resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no ano-base de 2021.
Abaixo, você pode conferir a tabela completa com os valores do abono considerando o salário mínimo atual e a quantidade meses trabalhados em 2021.
O calendário oficial do Pis/Pasep já foi aprovado pelo Codefat. Para o caso do Pis, os pagamentos são feitos para os funcionários da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. Nesta caso, as datas levam em consideração o mês de aniversário do cidadão.
No caso do Pasep, os pagamentos são feitos pelo Banco do Brasil para os cidadãos que trabalharam em 2021 na condição de servidores públicos.
Não é necessário sair de casa para saber se você tem direito de receber o dinheiro do Pis/Pasep. Basta encontrar o seu número do Pis ou do Pasep para realizar a consulta de maneira remota através da internet.
O trabalhador pode encontrar estes números em sua carteira de trabalho, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ou nas agências da Caixa Econômica Federal (para o Pis) e do Banco do Brasil (para o Pasep) portando seu RG e também o seu CPF.
A consulta oficial só estará disponível a partir do dia 5 de fevereiro de 2023. O cidadão poderá realizar a verificação através do sistema Gov.br ou mesmo através da Carteira de Trabalho Digital.
Ainda tomando como base as informações oficiais, alguns grupos de trabalhadores não podem receber o Pis/Pasep. É o caso, por exemplo, das empregadas domésticas, dos trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física e dos trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoas físicas equiparadas à jurídicas.
Estimativas mais atualizadas indicam que mais de 23,6 milhões de trabalhadores estejam aptos ao recebimento do dinheiro do Pis/Pasep em 2023. Para saber quanto você vai receber, basta pegar o valor do salário e dividir por 12, a quantidade de meses do ano. Logo depois, use este resultado para multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no ano-base de 2021. O resultado é o valor do bônus.