O trabalhador que tem saldo acumulado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode realizar um saque extraordinário de até R$ 1 mil. A medida que já está em vigência tem como objetivo ajudar os cidadãos a pagar suas dívidas.
A Caixa Econômica Federal liberou o saque para os trabalhadores nascidos em janeiro. A próxima autorização ocorrerá no dia 30 deste mês e beneficiará os cidadãos nascidos em fevereiro.
Segundo as informações, o trabalhador pode retirar até R$ 1 mil das suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia, mesmo que o saldo seja maior. No caso daqueles que possuem um saldo inferior, terá um saque equivalente ao montante acumulado no FGTS.
Nesta nova modalidade, todo trabalhador que tiver conta com saldo vinculada ao FGTS, seja ativa ou inativa, pode realizar o saque. Isso inclui desempregados, negativados e até mesmo empregados domésticos.
Em contrapartida, aqueles que utilizaram o saldo do FGTS como garantia em operações de crédito, a exemplo, a antecipação do saque-aniversário, não podem se quer solicitar os valores do saque extraordinário.
Veja o calendário de liberação do saque extraordinário conforme o mês de nascimento de cada trabalhador:
Os valores estão sendo depositados automaticamente pela Caixa Econômica na conta poupança digital do Caixa Tem, aberta em nome de cada trabalhador. Vale ressaltar que o resgate estará disponível até o dia 15 de dezembro.
Após essa data, a quantia que não for movimentada retornará devidamente corrigida às contas do FGTS. Caso o trabalhador não queira realizar o saque, é possível manifestar a decisão nos canais digitais da Caixa e do FGTS até o dia 10 de novembro.