Existem algumas atitudes que podem ajudar o professor na hora de tornar as aulas mais atraentes. Essas práticas, por mais simples que possam parecer, costumam quebrar padrões, ocasionando um maior interesse por parte dos alunos. Porém, é preciso um bom planejamento para que a aula não se transforme em uma “bagunça”, não é mesmo?
Por isso, trouxemos algumas ideias que podem ser relevantes nesse sentido. Esperamos te ajudar com os seus planos de aula!
Você pode implementar diferentes estratégias na sua rotina, caso o seu objetivo seja tornar as aulas mais atraentes. Algumas estratégias são mais simples, como a convocação da participação dos alunos, enquanto outras exigem um preparo mais longo, que é o caso do uso de multimídia ou atividades “mão na massa”.
De qualquer forma, convidamos você para acompanhar cada uma dessas possibilidades, analisando o que escrevemos abaixo:
Na maior parte do tempo os alunos permanecem dentro da sala de aula. Claro que isso é necessário, se pensarmos nas atividades de copiar do quadro, fazer provas, etc. Porém, manter apenas esse tipo de aula, ao longo de todo o ano, pode tornar cansativo. Por isso, investir em saídas da sala de aula é uma das maneiras de como tornar as aulas mais atraentes.
Pense em como você pode implementar a apresentação do conteúdo ao ar livre e leve as pessoas para esse tipo de atividade.
Sem dúvidas, a tecnologia veio para ficar. Com ela, podemos construir novas atmosferas durante as aulas. Podemos incluir músicas, vídeos, imagens, e outros suportes tecnológicos. Claro que a aula não deve focar apenas nesses materiais, ainda mais se eles foram feitos por terceiros. Porém, é possível incluir a tecnologia de forma equilibrada, quebrando padrões.
As atividades práticas podem ajudar – e muito – na hora de tornar as aulas mais atraentes. Pense em formas de incluir a parte prática na rotina de estudos dos seus alunos, visando aumentar a absorção de conhecimento e até mesmo a participação de todos. Dessa maneira, teremos um espaço mais próximo da realidade cotidiana.
Cuidado com o tom de voz que você usa. Às vezes, você pode tornar as aulas mais atraentes apenas mudando a forma como se comunica. Afinal, quem nunca conheceu alguém que falava baixo demais ou com pouca ênfase em algumas palavras? Pois é!
Mudar essa postura já pode ajudar a chamar mais a atenção dos alunos, tornando o dia a dia muito mais dinâmico e interessante.
Por fim, considere convocar a participação dos alunos durante a apresentação da sua aula. Peça para que participem, falem o que pensam, encenem algo, enfim! Use a sua criatividade e chame a atenção com atividades que tirem os alunos da zona de conforto e permitam que eles aprendam ainda mais.
Boa sorte nas suas práticas e desejamos que você conquiste ainda mais segurança e felicidade no seu trabalho!