O agrossistema ou simplesmente sistema agrário é um modelo de produção agropecuária, elaborado através de uma classificação metódica, baseada em critérios definidos e que podem variar de acordo com a abordagem pretendida.
Em síntese, eles demonstram a conexão entre a produção rural e o índice de aproveitamento do território, por meio das técnicas usadas, estratégias aplicadas e objetivos traçados.
Contudo, para classificar agrossistemas deve-se levar em conta a intensidade em que o solo será utilizado. Ou seja, se o modelo será o da agropecuária intensiva ou extensiva.
A saber, a agropecuária intensiva aproveita todo o terreno e foca na produção de gêneros agrícolas e criação de gado, provocando um enorme desgaste no solo.
Já na agropecuária extensiva utiliza-se de grandes terrenos, mas com pouca concentração produtiva, provocando o aumento do índice de desmatamento.
Vale destacar que outros critérios podem ser utilizados, como por exemplo o objetivo da produção. Isto é, se a produção está voltada para agropecuária comercial ou de subsistência.
Todavia, vários objetivos podem estar ligados aos critérios utilizados nos agrossistemas. No entanto, ele acaba dividido em três tipos:
Se você quer saber mais sobre agrossistemas e enriquecer o conteúdo para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
Veja abaixo os três tipos de agrossistemas mais utilizados:
Os agrossistemas tradicionais contam com pouca presença de tecnologia e por isso possuem uma maior quantidade de trabalhadores.
Em síntese, estão presentes principalmente em países de terceiro mundo, onde a modernização do sistema agrícola ainda não chegou com força.
No entanto, alguns países desenvolvidos utilizam-se desse modelo de agrossistema por conta de questões culturais como no caso do Japão.
Em grande parte a produção não utiliza-se de grandes quantidades de agrotóxicos, assim como poucas máquinas. Ou seja, utilizada principalmente para produção interna ou de subsistência.
O agrossistema moderno possui uma forte presença de máquinas e equipamentos com tecnologia avançada, ou seja, o trabalhador acaba substituído em maior parte pelas máquinas.
Nesse modelo de agrossistema utiliza-se uma enorme quantidade de produtos químicos e biológicos, por isso possui uma produção geralmente controlada e voltada para atender o mercado estrangeiro.
Trata-se de um modelo de agrossistema sustentável, procurando causar menor impacto ao meio ambiente, principalmente quando comparado com os modelos citados acima.
A produção nesse modelo pode variar bastante, todavia, a maioria das vezes utiliza-se para agropecuária orgânica. Ou seja, não utiliza-se nenhum produto ou técnica nociva ao meio ambiente.
E então, gostou de saber mais sobre os agrossistemas?
Não deixe de ler também – Comércio exterior brasileiro: Entenda como ele funciona.