O território brasileiro ainda guarda vestígios da Pré-História: fósseis, sambaquis, pinturas rupestres, etc. Tudo isso demonstra como era esse período por aqui.
De acordo com especialistas, o território brasileiro teria sido ocupado por homens entre 40 e 50 mil anos atrás.
Ademais, os primeiros humanos a chegarem no continente americano vieram da Ásia. Segundo pesquisadores, provavelmente eles chegaram após passarem pelo Estreito de Bering.
A partir daí foram se espalhando pelo continente até chegarem ao sul, dando início ao povoamento do território que pertence ao Brasil atualmente.
A saber, eles são indivíduos pré-históricos ancestrais dos índios que habitam o país até os dias de hoje.
Diversos pesquisadores estudam sítios arqueológicos pré-históricos espalhados pelo Brasil. Os principais ficam localizados no estado do Piauí, na região de São Raimundo Nonato.
Pesquisadores descobriram presença importantes como:
Fontes ricas para pesquisas relacionadas à pré-história brasileira, os sambaquis ou concheiros estão presentes principalmente no litoral do país.
Para se ter uma ideia, os sambaquis foram formados há milhares de anos, por conta do acúmulo de conchas e resíduos jogados na superfície.
Dessa maneira, entre uma camada e outra de conchas, artefatos, ossos e vários outros objetos foram encontrados.
Aconteceu uma grande ocupação no Brasil durante a pré-história. As descobertas arqueológicas descobriram grupos de seres humanos.
Principalmente nas seguintes regiões:
Segundo os estudos realizados por pesquisadores, pode-se afirmar que os homens na Pré-História tinham como principais características:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a pré-história brasileira?
Não deixe de ler também – Povos da Antiguidade: Conheça os assírios.