A energia heliotérmica é gerada através do calor dos raios solares. Sendo assim, em uma usina heliotérmica, o calor é convertido em energia elétrica.
Para se ter uma ideia, em uma usina heliotérmica existem grandes espelhos que refletem raios solares para um receptor de calor.
Logo em seguida a energia térmica vai para um recipiente com um líquido com temperatura altíssima.
Portanto, ele transforma a água em vapor, através do processo de vaporização. Além disso, o vapor faz a turbina trabalhar, fazendo o gerador funcionar.
Sendo assim, ao completar todo o processo ocorre a geração de energia elétrica, podendo ser usada em casas, indústrias, estabelecimentos comerciais, entre outros locais.
As principais vantagens da Energia Heliotérmica, são:
A energia heliotérmica aproveita somente os raios solares diretos que incidem nos espelhos. Já no sistema de energia solar a luz difusa do sol é aproveitada.
A saber, nas usinas de energia solar a energia elétrica é gerada pela incidência do sol nas células fotovoltaicas. Já no caso das heliotérmicas, acontece o processo por etapas como citado acima.
Os melhores locais para construção de usinas heliotérmicas são regiões que possuam condições com poucas presenças de nuvens ao longo do ano. Vale destacar também que precisam de altos níveis de radiação solar.
Além disso, no Brasil existem usinas heliotérmicas para pesquisa, são elas:
E então, gostou de aprender um pouco mais sobre a energia heliotérmica?
Não deixe de ler também – Atualidades: 7 fatos sobre a energia solar.