A Comuna de Paris foi uma tentativa pioneira da implementação de um Estado socialista no mundo. O movimento surgiu através da revolução proletária na França, mais precisamente na cidade de Paris em 1871.
A situação no país se agravou muito quando o então presidente Adolphe Thiers, que governou a França entre 1870 e 1873, assinou um acordo de rendição na guerra Franco-Prussina.
A política ficou extremamente abalada, ademais um revolta popular surgiu em março de 1871. Por isso, o governo acabou sendo derrubado em Paris.
Em síntese, Jacobinos e socialistas construíram um novo governo para a capital francesa, o popular “Comuna de Paris”.
A Comuna de Paris poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
Podemos citar dentre as principais causas para o surgimento da Comuna de Paris:
As ações tomadas pelo Conselho da Comuna de Paris tinham como objetivo melhorar as condições de vida e trabalho dos operários. Veja abaixo as principais medidas:
Os governos anteriores, que foram interrompidos, conseguiram organizar uma reação contra a Comuna de Paris.
Ademais, estiveram protegidos por um forte aparato militar e policial, a burguesia reagiu com extrema força e violência. Desse modo acabaram prendendo e executando vários líderes e integrantes da Comuna de Paris.
Além disso, os republicanos retornam ao poder em maio de 1871, colocando fim a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de formação operária.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Comuna de Paris?
Não deixe de ler também – Gauleses: Conheça as características desse povo.