Atualidades

Top 6 golpes mais comuns envolvendo Pix no Brasil; veja dicas de como se proteger

Desde que foi criado ainda em 2020, o Pix passou a se tornar o sistema de transferência de dinheiro queridinho dos brasileiros. Através deste processo, é possível transferir quantias para outras pessoas de uma maneira mais rápida e completamente gratuita.

Contudo, se por um lado o pix traz uma série de vantagens para os brasileiros, por outro há uma certa preocupação com o risco de golpe. Como dito, estamos falando de um sistema instantâneo, e essa característica pode ser vista como muito positiva para os criminosos.

Nesta semana, o relatório de Fraude Scamscope, desenvolvido pela ACI Worldwide em parceria com a GlobalData projetou que as perdas com golpes aplicados por meio do Pix deve ultrapassar os R$ 3,7 bilhões no Brasil até o ano de 2027. 

Os golpes mais comuns envolvendo Pix

Diante desse contexto, vamos listar abaixo os golpes envolvendo o pix que estão sendo cometidos por criminosos no Brasil nesse momento. São crimes que diariamente enganam milhões de brasileiros.

  • Pedidos para fazer transferência como adiantamento do pagamento por um produto ou serviço (27%);
  • Pedidos para comprar um produto (20%);
  • Pedidos para investir em um produto ou empresa (17%);
  • Pedidos para pagar uma fatura ou saldo devedor (10%);
  • Pedidos de transferências por alguém que fingiu estar em um relacionamento romântico com a vítima (7%);
  • Pedidos de pagamentos alegando ser uma pessoa ou organização confiável, como a polícia ou o serviço postal (7%); e
  • Outros (13%).

Dicas para se proteger

Pensando nisso, separamos abaixo as sete dicas mais indicadas por especialistas para que o cidadão consiga se proteger dos golpes envolvendo o Pix. O indivíduo que segue todas elas, tem as suas chances de ser vítima muito reduzidas. Portanto, é importante seguir cada passo.

  • Confira a informação gerar pelo QR Code

A grande maioria dos golpes envolvendo o Pix possuem como base os QR Codes falsos. Para tentar se livrar deste problema, é muito importante verificar se o valor e a conta de destino indicada no seu celular estão corretos. Se você não conferir antes de confirmar a transferência, não poderá reaver a quantia.

  • Evite Wi-fi público

Outra dica muito importante que poucas pessoas conhecem é evitar o uso do Wi-fi público na hora de realizar uma transferência por Pix. A dica é evitar ao máximo usar este sistema mesmo que você não vá realizar a transferência.

Fazer compras usando o wi-fi público pode não ser uma boa ideia. Imagem: Fotos Públicas
  • Use apenas o app oficial

Vai precisar fazer um pix? Então prefira realizar o procedimento através do site ou aplicativo oficial do seu banco. Criminosos costumam indicar outros links externos. Fuja deles.

  • Evite revelar dados

Os únicos dados que você precisa inserir no momento de fazer um Pix são a chave de destino e a senha do seu aplicativo. Nada além disso. Neste sentido, lembre-se também de não repassar a sua senha para nenhuma outra pessoa.

  • Desconfie das facilidades

A internet está cheia de publicidades que prometem a indicação do pagamento de um pix. Na grande maioria dos casos, se trata de um golpe, e ao invés de ganhar algum dinheiro, você vai perder o seu.

  • Confirme com a pessoa

Um dos golpes mais famosos da internet é aquele em que os criminosos se passam por uma pessoa de confiança para pedir um Pix. Uma dica para se livrar dessa fraude é entrar em contato com a pessoa antes de realizar o procedimento. Assim, vc vai conseguir confirmar a veracidade do pedido.

  • Ative a proteção dupla de serviços como WhatsApp

Nem todo mundo sabe mas é possível ativar a proteção dupla do Whatsapp. Para tanto, basta criar uma senha que é solicitada quando alguém tenta registrar o seu número em um outro celular. Isso dificulta muito a vida dos criminosos.