Para muitos pais e educadores, falar sobre dinheiro com crianças pode ser bem desafiador. Afinal, como podemos trazer esse assunto à tona de um modo mais interessante e sem parecer o “chato” para os pequenos?
Na realidade, existem algumas atitudes dos adultos que podem, sim, serem colocadas em práticas na hora de contribuir com a educação financeira das crianças. Neste texto, apresentamos algumas dessas possibilidades. Acompanhe e inspire-se em nossas dicas!
Uma coisa é fato: não existe método infalível para falar sobre dinheiro com crianças. O que existem são ações que podemos ir testando e ir implementando na rotina, a fim de instigar os pequenos a pensarem mais sobre esse assunto.
Vejamos algumas possibilidades:
Comece ensinando a diferença entre valor e preço. Para isso, uma ida ao cinema pode ajudar. Você pode, nesse caso, mostrar os combos de pipoca para a criança: o maior é um pouquinho mais caro, mas representa um custo-benefício bem mais interessante, concorda?
Em outras ocasiões, pode ser que vocês se deparem com produtos muito caros e com pouco valor real, como um brinquedo que é apenas caro por ser “de marca”, enquanto outro, menos conhecido, pode ter muito mais atributos e ser mais barato.
De tempos em tempos, dê uma pequena quantia de dinheiro para a criança gastar no supermercado. Quando estiverem fazendo as compras, converse com ela: será que vale a pena comprar o chocolate mais caro só porque vem um brinquedo, ou mais vale comprar outros três e ter muito mais guloseima, por mais tempo? E ainda, que tal comprar mais chocolate e ainda sobrar dinheiro para outro brinquedinho?
Essas análises podem ajudar a criança a tomar decisões mais assertivas. E mesmo que ela decida pelo chocolate caro, lembre-a de que o dinheiro acabará e ela não terá como comprar mais coisinhas.
Além de levar a criança no supermercado, que tal fazer uma brincadeira de compra e venda em casa? Separe diferentes itens e use dinheiro de brinquedo para poder se divertir com a criança.
Ajude-a a montar uma listinha de compras de acordo com o dinheiro que ela tem e com os itens que estão disponíveis.
Um cofrinho artesanal é uma das melhores formas de falar sobre dinheiro com crianças. Para colocar isso em prática, você pode, junto com a criança, fazer um cofrinho artesanal, usando materiais como lata de achocolatado, papel colorido para colar em volta da embalagem, e assim por diante. Depois, é só fazer um furo na tampa para guardar as moedas.
Feito isso, combine uma data e uma meta de dinheiro com a criança, para ela ir poupando até o dia especial de abertura do cofrinho.
Por fim, use histórias infantis, de livros ou inventadas por você, para apresentar contextos de cuidados com o dinheiro, como poupar, e assim por diante. Dessa maneira, a criança também aprende por meio de contos mais lúdicos e que as ajudam a imaginar.