Nesta terça-feira (24), foi anunciado pela Ton o lançamento do TapTon. Basicamente o TapTon consiste em um aplicativo para celular que permite que os consumidores realizem pagamentos por aproximação sem necessidade da maquininha tradicional. A Ton é uma empresa focada no atendimento de microempreendedores e profissionais autônomos, e um “braço” importante da Stone.
Com essa iniciativa, a empresa pretende garantir que o empreendedor tenha isenção dos valores de adesão do terminal tradicional, além de possibilitar o início das vendas no momento em que se acessa o aplicativo. A ideia é sempre tornar a experiência do cliente a melhor possível.
O sócio da Stone e responsável pela Ton, Caio Fiuza, disse que a iniciativa vem para complementar os produtos que já são ofertados pela empresa e conecta-se com um tipo específico de público, o trabalhador autônomo.
“Temos três grupos específicos. As grandes varejistas, os clientes de balcão e os microempreendedores, que é o grupo mais difuso. Queremos melhorar a experiência do cliente, e ele vai nos mostrar qual será a utilização da nova funcionalidade”, diz Fiuza.
“A representante de uma marca de cosméticos, por exemplo, que tem mais de uma ocupação. Por vezes, deixou a maquininha em casa ou está sem bateria, mas se encontrou com um cliente. Ela vai conseguir concretizar a venda pelo celular”, complementou o CEO da Ton.
O TapTon consiste basicamente em uma funcionalidade que está inserida dentro do aplicativo da Ton, e estará disponível para os celulares que se utilizam do sistema Android a partir da versão 8.0 com NFC. A instalação do aplicativo será gratuita.
Com o app, é possivel realizar vendas com valores de até R$200 sem solicitação de senha. Essa nova função já é certificada e tem permissão para operar com Visa e Mastercard. Os comprovantes relativos à venda podem ser enviados para o cliente por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp.
“Sabemos que as taxas de adesão ou do aluguel de maquininhas pesam no bolso do nosso cliente, fazendo com que muitos deixem de aceitar cartões no seu negócio”, afirmou Fiuza. “E hoje, mais do que nunca, quanto mais opções de pagamento ele oferece, mais vendas pode fazer, democratizando seus produtos ou serviços”, completou o executivo.
A pandemia de Covid-19, fez com que uma nova parcela da população se visse obrigada a começar a empreender como meio de sobreviver. Apenas no primeiro semestre de 2021, o Brasil contabilizou aproximadamente 2,5 milhões de novos negócios. Se comparado ao primeiro semestre de 2020, houve uma alta de 32,76%.
“Como principal parceiro do empreendedor brasileiro, queremos democratizar o acesso aos meios de pagamento. O lançamento do TapTon é mais um importante passo que damos nesse sentido”, afirma o presidente da Stone, Augusto Lins.
Segundo ele, a carência de manter os negócios abertos durante as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 causou uma aceleração na transformação do parque tecnológico pelos empreendedores e criou espaço para essa evolução.
Uma boa parcela dos aparelhos celulares utilizados pelos microempreendedores, já estão equipados com a tecnologia NFC, que permite realizar e receber pagamentos por meio de aproximação.
“A quantidade de autônomos no Brasil é enorme e o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais utilizado. Agora vamos dar possibilidade a esse cara, que não contratava porque a maquininha demorava ou porque o custo não valia a pena”, afirmou o presidente da Stone.