Quem aí vê as embalagens de plástico personalizadas de tomate cereja no supermercado e não tem a doce lembrança de infância, não sabe o que é viver no interior! Além disso, um lado bom é que você também pode plantar o seu tomatinho cereja no próprio lar! Assim, hoje vamos ensinar exatamente isso: como fazer cultivo de tomate cereja em casa.
Independente do lugar onde você mora, seja casa ou apartamento, é possível cultivar tomate cereja e, assim, colher todos os dias essa delícia.
A qualidade cereja é uma variedade de tomate com sabor característico adocicado, de tamanho pequeno, com 2 ou 3 centímetros de diâmetro. Sua raiz fica em uma profundidade de aproximadamente 50 centímetros e você pode colher os frutos a partir de 80 ou 90 dias do plantio.
Para cultivar o tomate cereja em casa, siga as nossas dicas especiais e se delicie com o sabor da colheita. Pois, nada melhor do que colher o que você plantou. Assim, neste caso em específico, você vai adorar.
Independente do local onde você irá plantar o tomate cereja, seja em canteiro ou vasos, tenha certeza de que o solo possui boa drenagem e pouco relevo.
Nas regiões em que o clima é mais agradável, você pode plantar em qualquer época do ano. Porém, nas regiões em que o clima é mais quente, plante nos períodos em que o verão não impede o desenvolvimento dos frutos. Sim, o tomate cereja é um fruto! Você pode optar, ainda, por plantar em estufas.
Verifique se há necessidade de correção do solo com o uso de adubos e calcários. Assim, caso seja preciso, cuide disso antes de plantar as sementes.
Existem duas maneiras de se obter as sementes de tomate cereja:
Para plantar as sementes, você precisa fazer pequenos buracos e colocá-las dentro, cobrindo com terra preparada com adubos.
Passados 20 a 30 dias, você terá mudinhas de tomate cereja, com 4 a 6 folhas. Nesta fase, você poderá passar as pequenas plantas já para um local definitivo.
Molhe periodicamente as mudas de tomate, para manter o solo sempre úmido e, assim, favorecer o desenvolvimento correto da planta.
Normalmente, em plantio realizado em vasos, é mais difícil que haja pragas no tomateiro. Mas, se o seu plantio for em canteiros, as principais pragas que podem atacar sua planta são: mosca branca, pulgões, brocas e lagartas.
Assim, monitore a existência de pragas e, se houver infestação, aplique produtos de forma adequada, seja mecânico, químico ou orgânico.
O tomateiro, para produzir frutos de qualidade, precisa ter podas semanais de crescimento. Dessa forma, uma vez por semana, retire os brotos das folhas para, assim, evitar que a planta se espalhe muito e não tenha o crescimento adequado.
Você pode, também, amarrar o caule do tomateiro em um palanque, ou base de madeira, para ajudar ele a se manter em pé, com o peso dos frutos.
A partir de 80 a 90 dias do plantio, os frutos já vão ficar vermelhos e maduros. Assim, a colheita é feita conforme os tomates vão ficando maduros. Dessa forma, se você plantar em casa, todos os dias, poderá colher alguns tomates cereja e incluir na sua alimentação!
Para plantar tomate cereja em um vasinho, é preciso ter alguns cuidados como:
Agora que você já sabe como cultivar o tomate cereja em casa, aproveite as nossas dicas e tenha o sabor adocicado de infância em sua casa! Retome as nossas dicas sempre que achar necessário e tire o melhor proveito possível desse plantio tão bacana e simples de ter dentro do seu próprio lar!