As aulas semipresenciais na rede estadual de ensino do Tocantins, previstas para começarem no dia 3 de agosto, estão sendo reprogramadas para o mês de setembro. Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a medida leva em conta a prioridade do Governo do Estado em colaborar para o enfrentamento à contaminação à Covid-19.
A Seduc disse que a possibilidade de adequação ao planejamento já era prevista desde o anúncio, em junho, tendo em vista que o retorno às aulas nas unidades de ensino é condicionado ao cenário epidemiológico do Estado.
A equipe técnica da Educação está realizando os estudos acerca da adequação ao planejamento que será apresentado na primeira semana de agosto.
A Seduc esclareceu que as aulas não presenciais para os estudantes da 3ª série do ensino médio seguem conforme anunciado (de 29 de junho a 31 de julho).
Segundo a Secretaria da Educação, todo o planejamento para a rede estadual é focado nos seguintes pilares: a segurança dos profissionais de educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar; a garantia de conclusão do ano letivo para os estudantes da 3ª série, ainda no ano civil 2020; a garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e a garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do ano 2020.
Neste formato que estava previsto para começar no dia 3 de agosto, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio iriam cumprir sua carga horária de forma presencial e não presencial. Para tanto, estava prevista a realização de revezamento de turmas. Uma semana, 50% da turma participava de atividades presenciais na escola, enquanto a outra metade desenvolvia atividades não presenciais, seguindo os roteiros de estudos. As aulas remotas seguem normalmente.