Você sabia que existem diversos tipos de feedback? Cada qual com seus pontos importantes e impactos específicos sobre o comportamento dos indivíduos? Se não sabia, está sabendo agora!
E para lhe ajudar a oferecer feedbacks cada vez mais promissores, fizemos este guia com alguns detalhes importantes sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!
Existem alguns tipos de feedback que podem ser usados no dia a dia corporativo. Alguns são vistos como negativos, como por exemplo, o feedback ofensivo (aquele que nada constrói, apenas ofende). Este não é aconselhável.
Mas, existem muitos outros que podem ajudar você a incentivar o seu time, impulsionando o seu desenvolvimento.
Abaixo nós apresentamos mais detalhes sobre eles. Continue lendo:
O feedback positivo é importantíssimo no ambiente de trabalho. É por meio dele que podemos elogiar a atitude de um colaborador ou reconhecer o esforço de toda uma equipe. Sem ele, os indivíduos podem se sentir desmotivados, afinal, parecerá que nunca fazem o suficiente.
Portanto, tire sempre um tempinho para elogiar o que o seu time de colaboradores sabe fazer de melhor. 😉
O feedback construtivo, por sua vez, pode apontar quais fatores foram interessantes em determinada situação, mas também dizer como o colaborador pode melhorar. Ou seja, é possível impulsionar o time ao desenvolvimento de uma nova habilidade, por exemplo.
Ele não é necessariamente um feedback negativo, que veremos a seguir, uma vez que o sujeito pode receber um elogio e apenas algumas dicas para ter mais otimização no trabalho.
O feedback negativo, por sua vez, trata-se daquele que precisa ser corretivo e precisa apontar alguma falha do colaborador.
É preciso ter muito cuidado na hora de apresentar esse tipo de feedback. Afinal, as chances de ele se tornar ofensivo são muito grandes.
Aqui você não deve – nunca! – comparar o seu colaborador com outro ou com você. Isso transformará o feedback em algo ruim, que fará com que o sujeito entre no modo defensivo.
Sendo assim, seja empático na hora de apresentar quais são as melhorias necessárias para o sujeito. Diga por qual motivo determinada atuação foi negativa, quais impactos ela trouxe e como poderia ser melhorada a situação.
Por fim, temos um dos principais tipos de feedback, que costuma ser muito usado por uma gestão que sabe dar bons feedbacks.
Essa modalidade consiste em montar uma espécie de “hambúrguer” com o que você irá falar. Veja o exemplo:
Assim, você elogia o seu colaborador, apontando os fatores positivos do seu trabalho, antes de qualquer coisa. Isso irá tirá-lo da defensiva, além de fazê-lo entender que você observa as suas qualidades e reconhece os seus pontos fortes.
Em seguida, você apresenta quais fatores foram abaixo do esperado e precisam ser mudados. Esta é a etapa do corretivo – faça com cuidado, empatia e clareza.
Por fim, encoraje o seu colaborador a seguir adiante em suas transformações. Assim ele se sentirá mais motivado para seguir as suas considerações dadas no feedback corretivo. 😉