O crescimento das vendas online é constante nos últimos anos. Como resultado, muitas formas distintas de negócios online se multiplicaram. Aliás, cada uma diferenciada por seu modelo de negócios específico ou conjunto de canais de distribuição. Por isso que hoje, iremos apontar os tipos de e-commerce que você pode investir.
O fato de que existem vários modelos de negócios online, tem implicações na forma como as vendas online são realizadas. Como resultado, vários mercados online que atendem a dados demográficos específicos estão prontamente disponíveis.
O e-commerce B2C refere-se a negócios entre empresas e consumidores individuais. Neste modelo de negócios, as empresas vendem seus produtos diretamente aos consumidores finais online por meio de uma plataforma de e-commerce. Sites de varejo como Amazon e Magazine Luiza são exemplos de modelos business-to-consumer (B2C).
Este modelo de e-commerce apresenta muitos benefícios. Aliás, incluindo a capacidade de atingir um grande público de usuários finais. Bem como, facilitar as vendas globais para empresas, integrar-se perfeitamente a uma loja física existente, estabelecer uma presença online para uma marca. Por fim, oferecer aos clientes acesso fácil a uma ampla gama de produtos e serviços.
A estratégia fornece uma vantagem competitiva para as empresas que podem fornecer aos clientes uma experiência de compra online única e atraente. Além do mais, expande o seu alcance e aumente seus resultados com a ajuda de uma presença on-line sólida e uma estratégia de marketing digital bem pensada.
As transações comerciais entre empresas são conhecidas como comércio “B2B” ou “Business to Business”. Dessa forma, o modelo de negócios expandiu-se significativamente nos últimos anos devido a seus muitos benefícios em relação às técnicas de vendas convencionais.
As vendas normalmente envolvem transações mais complexas e substanciais, como resultado, podem incluir diretrizes como o tamanho mínimo do pedido.
Materiais, itens de revenda e software de computador são exemplos do que queremos dizer com “vendas online”. Sendo que o uso de uma plataforma de comércio eletrônico acelera essas transações e auxilia na tomada de decisão, tradicionalmente muito técnica e burocrática.
A plataforma também permite a incorporação de diversas ferramentas que aumentarão a eficiência operacional, como sistemas de gerenciamento de estoque, procedimentos automatizados de compras e vendas. Assim como, a integração com software de planejamento de recursos empresariais e gerenciamento de relacionamento com clientes.
Este modelo se refere a trocas comerciais entre usuários finais. Sendo assim, o principal benefício do modelo é que o consumidor pode aproveitar ao máximo seu dinheiro comprando e vendendo produtos usados ??e não usados.
Vendendo produtos online, os consumidores podem liberar espaço em suas casas e, ao mesmo tempo, ganhar algum dinheiro extra e reduzir o desperdício. Assim, ainda ocorre a oportunidade de estabelecer uma rede confiável de compradores e vendedores.
O mercado online Enjoei é um bom exemplo desse tipo de negócio. Pois, permite que os clientes listem seus itens pouco usados ??para venda e ganhem uma comissão com base nas vendas.
O modelo representa “direct-to-consumer”, que permite às empresas vender seus produtos diretamente aos consumidores finais, sem passar por intermediários.
O fabricante é o responsável por todo o processo de compra. Assim, as empresas têm mais influência sobre a qualidade do produto, a pontualidade da remessa e a satisfação geral do cliente. Ademais, este modelo permite maior customização e melhor atendimento às necessidades do cliente, o que pode aumentar a fidelização.
As vendas permitem que as empresas aprendam mais sobre a demografia de seus clientes, preferências de compra e rotinas de compras. Desta forma, os detalhes podem ser bem aproveitados no desenvolvimento de produtos que atendam aos desejos e necessidades dos consumidores e na elaboração de campanhas de marketing mais eficazes.
O termo “e-commerce social” refere-se a uma forma de comércio eletrônico em que sites de redes sociais são incorporados ao processo de compra e venda. Assim, as redes de mídia em suas estratégias de vendas e atendimento ao cliente, podem fornecer uma experiência de compra mais simplificada e personalizada para sua clientela.
No e-commerce social existe uma maior conscientização e exposição, compartilhamento mais simples, taxas de conversão mais altas, envolvimento mais rico do cliente e um ciclo de vendas mais curto.
Por outro lado, muitas plataformas de mídia social simplificaram para divulgar bens e serviços, incorporando recursos que permitem exibi-los em uma loja virtual, guiando os usuários até o destino final da compra.
Este artigo procurou apresentar os vários tipos de vendas online e os benefícios associados a cada um. Para que você saiba se as opções apresentadas são boas ou não para o seu negócio e se encaixam nas estratégias da sua marca.