A agricultura é uma prática econômica que consiste no cultivo e produção de vegetais para o consumo humano.
Antiquíssima, seu desenvolvimento ocorreu quando o homem resolveu fixar-se em um local e cultivar a terra.
Trata-se de um tema muito presente nos vestibulares do Brasil todo, assim como no ENEM. Confira a seguir um panorama geral sobre o assunto.
A agricultura possui dois tipos de sistemas básicos de plantio, são eles:
Existem alguns tipos de agricultura, cada uma voltada para uma área e com características distintas, veja:
A agricultura de subsistência aplica-se ao autoconsumo. Muito conhecida também como agricultura tradicional, emprega-se por meio de técnicas básicas sem a utilização de máquinas ou então processos de fertilização do solo.
Voltada principalmente para pequenos produtores que ficam encarregados de cultivar, cuidar, assim como colher os alimentos produzidos.
A agricultura orgânica, também conhecida como “cultivo verde”, volta-se para o equilíbrio ambiental e desenvolvimento social dos produtores.
Alguns métodos visam o baixo impacto ambiental, como por exemplo a rotação de culturas, compostagem de material orgânico, bem como o uso de adubo verde.
Conhecida como “agricultura moderna” ou de mercado, consiste na prática da monocultura (cultivo de apenas um tipo de alimento).
Desenvolvida em grandes propriedades com a utilização de produtos específicos, como por exemplo: adubos, fertilizantes químicos, agrotóxicos e inseticidas. Ou seja, voltada para produção em larga escala para comercialização do produto.
A saber, a agricultura comercial, usa técnicas modernas, munidas de alta tecnologia, como a manipulação de sementes e máquinas. Além disso, conta com especialistas gabaritados no ramo com engenheiros, agrônomos, entre outros.
Trata-se do processo agrícola incorporado ao meio ambiente visando a produção de plantas semipermanentes e permanentes.
Consiste em aspectos energéticos e paisagísticos. A saber, o termo permacultura é uma expressão de origem no inglês e significa “Permanent agriculture” ou seja agricultura permanente.
Esta prática consiste na união entre as atividades agrícolas e a pecuária. Ou seja, o cultivo do campo e a criação de animais destinados para atividades comerciais.
A agricultura é a principal atividade econômica do país desde a época da colonização. Além disso, o Brasil aparece no topo da lista dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Desta forma, alguns alimentos se destacam no cultivo brasileiro. Por exemplo:
A agricultura implica em algumas técnicas que impactam o meio ambiente negativamente.
Dentre algumas mais conhecidas estão as queimadas para a preparação do solo, contribuindo para a diminuição de animais e vegetação, desse modo, desequilibrando o ecossistema.
Ademais, problemas como a contaminação do solo, destruição da biodiversidade, são alguns dos problemas relacionados à prática.