As principais operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil anunciaram que devem liberar internet de maneira gratuita. A Vivo, a Claro e a Tim informaram, no entanto, que esta liberação não deverá ser válida para todas as regiões do país. Apenas alguns brasileiros terão acesso ao benefício.
Segundo as operadoras, a ideia é atender os cidadãos que residem no estado do Rio Grande do Sul, que vem passando pelo maior desastre ambiental de sua história desde o início da semana passada. Dados oficiais apontam que mais de 80 pessoas morreram, e outras 101 estão desaparecidas.
Com a liberação da internet, estas operadoras acreditam que poderão ajudar as pessoas sobretudo do ponto de vista da comunicação com parentes, amigos e forças de segurança. Afinal de contas, vários brasileiros ainda estão isolados e em busca de um resgate.
Para usar a internet destas operadoras gratuitamente não será preciso ter um plano pré-pago ou pós-pago. Além disso, também não é necessário que o cidadão tenha algum crédito em sua conta (no caso da Claro). Basta ativar os dados móveis para que o sinal possa ser utilizado em seu celular.
Os gaúchos poderão usar internet 4G e 5G em mais de 100 localidades que foram atingidas pelos temporais no estado do Rio Grande do Sul. Através da internet, eles poderão conferir informações, trocar mensagens com amigos, e ficar por dentro de possíveis alertas climáticos.
O patamar das liberações, no entanto, varia a depender da operadora. Confira:
Para além de liberar a quantia gratuita de internet, as operadoras também decidiram adotar o sistema de rede aberta ao menos nas cidades que foram atingidas pelas chuvas e enchentes. Na prática, isso significa que o cliente poderá contar com a internet de outra empresa.
Imagine, por exemplo, que você seja um cliente da TIM, mas está em uma cidade em que apenas a antena da Claro esteja operante. Neste caso, você poderá usar o seu chip da TIM através do sinal da Claro.
Mas para que esta conexão aconteça, é necessário que você configure o seu celular. Veja no passo a passo abaixo:
Para tentar atenuar o impacto do desastre no Rio Grande do Sul, o governo federal também já confirmou que deverá antecipar os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas, dos quais boa parte delas estão neste estado específico.
Usuários que residem em cidades gaúchas que se encontram em situação de emergência poderão receber o Bolsa Família de maio já no próximo dia 17, independente do final do seu Número de Identificação Social (NIS).
Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem solicitar a antecipação dos pagamentos de junho junto a sua instituição financeira. A liberação poderá ser feita já neste mês de maio.
A Caixa Econômica Federal também liberou a possibilidade de antecipação do saque-calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este pedido de antecipação também pode ser feito através do app do FGTS, ou em qualquer agência da Caixa.