Tecnologia

TikTok entra no ranking das dez empresas mais valiosas do mundo

De acordo com a pesquisa BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021 da Kantar, consultoria de pesquisas do Reino Unido, o TikTok entrou no top 10 de empresas mais valiosas do mundo. A empresa aumentou seu valor de mercado em 158% em um ano. O crescimento só não foi maior que o da Tesla, fabricante de carros elétricos e autônomos de Elon Musk, que cresceu 275% no período. 

No entanto, a Tesla não está no ranking das dez empresas mais valiosas, ao contrário do TikTok. A rede social de vídeos curtos e editáveis subiu da 79a posição para a oitava em um ano. Isso foi graças ao valor que captou no período, passando de US$ 16,8 bilhões para US$ 43,5 bilhões. O número de usuários do aplicativo também cresceu consideravelmente, de 1,5 milhão no primeiro trimestre de 2020 para 800 milhões de perfis ativos atualmente.

LEIA MAIS: Professores usam TikTok para dar aulas para concurso, Enem e vestibular

O sucesso do TikTok permitiu que ela ultrapassasse outra rede social relevante, o LinkedIn. A rede “profissional” teve crescimento considerável, de 19%, e chegou a um valor de US$ 35,5 bilhões, o que não foi suficiente para bater o TikTok. Confira o ranking completo, composto principalmente por empresas de tecnologia: 

Ranking

2021 

Marca País de Origem Valor 2021 (Bilhões) Valor 2020 (Bilhões) Variação
1 Google EUA US$ 457,998 US$ 323,601 42%
2 Tencent China US$ 240,931 US$ 150,978 60%
3 Facebook EUA US$ 226,744 US$ 147,190 54%
4 Instagram EUA US$ 82,904 US$ 41,501 100%
5 Netflix EUA US$ 71,126 US$ 45,889 55%
6 Disney EUA US$ 55,217 US$ 48,802 13%
7 YouTube EUA US$ 47,103 US$ 33,976 39%
8 TikTok China US$ 43,516 US$ 16,878 158%
9 LinkedIn EUA US$ 35,523 US$ 29,936 19%
10 Baidu China US$ 23,358 US$ 14,840 57%

Fonte: BrandZT Marcas Globais Mais Valiosas 2021, da Kantar. 

TikTok supera downloads de Facebook e se destaca como rede social de todos

Apesar de muito associado à geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 – o TikTok já mostra que não é apenas uma “brincadeira de criança”. A empresa superou o número de downloads do Facebook, segundo uma análise do jornal asiático Nikkei Asia. 

De acordo com o CEO A5Mídias, Aldrin Nery, especialista em redes sociais, o TikTok já pode ser aproveitado para pessoas e empresas interagirem com seus públicos, independentemente da didade. “As pessoas têm se expressado de maneira criativa em forma de vídeos curtos, estão interagindo, fazendo co-criações e estão mais focadas em conteúdos autênticos”, afirma Nery.  

“Além disso, personalidades mais formais estão aderindo ao app mostrando que o mundo está cada dia mais tecnológico e virtual”, completa. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, já criaram uma conta na plataforma. O STF disse que o objetivo é “aproximar novos públicos do dia a dia da Corte”. 

Empresas brasileiras também aderem à rede social

Além de chefes governamentais e a mais alta corte do Brasil, quem mais aderiu ao TikTok foi o Espaço Recomeçar e a keeggo. A primeira organização trabalha com desenvolvimento espiritual e usou a rede social para distribuir vídeos com dicas simples e funcionais de relacionamentos. São mais de 1 mil vídeos na plataforma atualmente. 

A visão do Espaço Recomeçar é utilizar as redes sociais como um espaço para atingir seu públicco com conteúdos que possam auxiliá-los em períodos complicados. A organização também está presente no Facebook, Instagram e Youtube, além de contar com um blog. No TikTok do Espaço Recomeçar, são mais de 100 mil seguidores. 

Já a keeggo, que atua na transformação digital de empresas e startups, utiliza o TikTok como forma de se comunicar com os próprios colaboradores. A intenção é trabalhar vídeos curtos para abordar o feedback dos chefes de forma rápida e divertida. Segundo a empresa, dessa forma, é possível aumentar o potencial de engajamento desse conteúdo e ter um alcance alto entre os colaboradores. 

Além disso, uma particularidade do TikTok é que o usuário não consegue rolar o feed sem assistir a todo o vídeo, o que assegura a visualização e a participação. Para aumentar ainda mais o engajamento dos funcionários, a empresa concede bonificações em dinheiro para as postagens mais criativas.