Nesta segunda-feira (10), a rede social Threads atingiu a marca dos 100 milhões de usuários. A informação foi confirmada pela plataforma de rastreamento Quiver Quantitative. A marca impressionou até mesmo os acionistas da Meta. Os 100 milhões foram atingidos apenas cinco dias depois do lançamento oficial da nova marca.
Este patamar de inscritos também representa um recorde na história das redes sociais em todo o mundo. Até aqui, a plataforma de internet que tinha atingido 100 milhões de usuários de maneira mais rápida tinha sido o ChatGP, que bateu este número dois meses depois do seu lançamento. A Meta precisou de apenas cinco dias para cumprir este mesmo percurso.
Para atingir a marca do primeiro milhão, o Thtreads precisou de apenas 1 hora, e para a marca dos 10 milhões foram necessárias apenas 7 horas. Várias celebridades ajudaram a plataforma a atingir estes recordes ao criar os seus perfis na nova rede social. É o caso, por exemplo, de Jennifer Lopez e Kim Kardashian.
Contudo, é importante lembrar que os sucessivos recordes podem estar atrelados a uma ajuda que as demais redes sociais não tiveram. No caso do Threads existe um vínculo direto desta plataforma com o Instagram, o que permite com que várias pessoas migrem de uma rede social para outra sem ter muito trabalho.
Ainda não é possível entender qual vai ser o tamanho do impacto do lançamento do Threads dentro do universo das redes sociais. Ainda é preciso saber por quanto tempo este sistema poderá desafiar o Twitter. De todo modo, o fato é que a rede social de Elon Musk não deverá esperar para ver o que vai acontecer, e já começou a agir.
De acordo com informações oficiais, o Twitter estuda processar a Meta, criadora do Threads, alegando que a empresa teria usado segredos comerciais e outras informações confidenciais antes do lançamento da última semana. Musk também vem publicando indiretas e acusando a nova rede social de plagiar o site do passarinho azul.
Plágio ou não, o fato é que o Threads se parece com o Twitter em diversas frentes. Entre outros pontos, a nova rede social permite uma série de publicações de textos curtos. O usuário também pode compartilhar links, fotos e vídeos, além de curtir, responder e até mesmo compartilhar postagens de amigos.
“Como em todos os nossos produtos, estamos levando a segurança a sério e aplicaremos as diretrizes da comunidade do Instagram sobre conteúdo e interações no aplicativo. Desde 2016, investimos mais de US$ 16 bilhões na criação de equipes e tecnologias necessárias para proteger nossos usuários e continuamos focados em promover nossos esforços e investimentos de integridade líderes do setor para proteger nossa comunidade”, disse a Meta em um texto publicado na semana passada.
Mas então quais serão as diferenças entre as duas ferramentas? De acordo com especialistas em tecnologia, o Threads quer se distanciar do Twitter no quesito “toxidade”. Hoje, há uma avaliação de que os usuários estão se afastando do Twitter por causa de sucessivas brigas e discussões acaloradas entre os internautas.
Ainda não se sabe ao certo como a Meta vai tentar se livrar deste ambiente “tóxico”, mas alguns pontos já estão no horizonte. Em entrevistas, diretores da nova plataforma dizem que não deverão impulsionar mensagens sobre política, por exemplo.
“Do ponto de vista de uma plataforma, qualquer engajamento incremental que esses materiais possam trazer não vale o escrutínio, negatividade ou riscos de integridade que vêm junto com esses conteúdos. Nós não vamos encorajar estas verticais”, disse o executivo Adam Mosseri, que é CEO do Instagram.
“A meta não é substituir o Twitter. A meta é criar uma praça pública para comunidades no Instagram que nunca abraçaram o Twitter e para as comunidades no Twitter (e outras plataformas) que estão interessadas em um lugar menos raivoso para as conversações, mas não todas do Twitter”, escreveu o CEO.